Os principais índices de Wall Street registraram altas próximas a 1% nesta quinta-feira, impulsionados por dados positivos de vendas no varejo dos Estados Unidos em julho, que demonstraram a resiliência dos consumidores e ajudaram a afastar os temores de uma recessão iminente na maior economia do mundo.
Ações de grandes empresas, especialmente as megacaps, apresentaram forte desempenho, com destaque para a Tesla, que subiu 5,0%.
Nove dos 11 principais setores do S&P 500 operavam em alta, liderados pelos setores de consumo discricionário e de materiais.
As vendas no varejo nos EUA aumentaram 1,0% em julho, após uma revisão para baixo que mostrou uma queda de 0,2% em junho, aliviando preocupações sobre uma forte desaceleração econômica, anteriormente exacerbadas por um aumento na taxa de desemprego no início do mês.
Baixe a planilha de controle financeiro
“A economia não está à beira de uma recessão iminente. Isso provavelmente retira da mesa a possibilidade de um corte de 50 pontos-base em setembro. No entanto, ainda acredito que um corte de 25 pontos-base faz sentido, dado que a inflação continua diminuindo”, afirmou Steve Wyett, estrategista-chefe de investimentos do BOK Financial.
Os operadores aumentaram suas expectativas para um corte de 25 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve para 75%, em comparação com 65% antes da divulgação dos dados.
Enquanto isso, o Walmart subiu 6,3% após elevar sua previsão de lucro anual pela segunda vez neste ano, refletindo o fluxo contínuo de consumidores norte-americanos em busca de produtos essenciais mais baratos.
Resultado Azevedo & Travassos 2T24: Prejuízo de R$ 77,1 Milhões
Outro relatório revelou que o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caiu inesperadamente na semana passada, reforçando a ideia de uma economia resiliente.
Investidores permanecem cautelosos em relação aos dados divulgados ao longo desta semana, os quais são os últimos antes do aguardado discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole na próxima semana.
CUIDADO COM O NOVO GOLPE DO PIX ERRADO
Na quarta-feira, o S&P 500 estendeu sua sequência de ganhos para cinco sessões consecutivas, impulsionado por dados de inflação mais moderados. No entanto, o Nasdaq manteve-se próximo à estabilidade, devido ao desempenho da Alphabet e outras megacaps que pesaram no índice.
O Dow Jones subiu 0,80%, fechando em 40.326,87 pontos; o S&P 500 ganhou 0,94%, atingindo 5.506,71 pontos; e o Nasdaq Composite avançou 1,43%, encerrando o dia em 17.438,79 pontos.