Novo “golpe do pix errado”: Descubra como os golpistas atuam e como evitar prejuízos

Se o golpe for bem-sucedido, o criminoso recebe o dinheiro devolvido de boa-fé pela vítima e, em seguida, obtém o valor novamente por meio do MED, deixando a vítima com um prejuízo duplo

Criminosos estão utilizando uma nova tática de fraude conhecida como “ do errado”, explorando o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do , que foi criado para facilitar a devolução de valores em casos de fraudes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para essa prática.

Os golpistas obtêm o número de telefone da vítima, muitas vezes cadastrado como chave Pix, por meio de cadastros na internet ou através de informações coletadas em . Com essa chave em mãos, eles realizam uma transferência via Pix para a vítima. Em seguida, entram em contato, alegando que enviaram o valor por engano e pedem a devolução.

Publicidade: teste

No entanto, em vez de fornecer a chave Pix original, o fraudador entrega uma chave Pix de uma terceira conta. Ao fazer a devolução para essa nova conta, o bandido aciona o MED. Os bancos envolvidos analisam a transação e, ao perceberem que o valor foi devolvido para uma conta diferente da original, reconhecem o padrão típico de golpe. Nesse caso, o valor pode ser retirado da conta da pessoa enganada.

Se o golpe for bem-sucedido, o criminoso recebe o dinheiro devolvido de boa-fé pela vítima e, em seguida, obtém o valor novamente por meio do MED, deixando a vítima com um prejuízo duplo, conforme alerta a Febraban.

Como evitar cair no golpe do Pix errado

A Febraban orienta que, ao receber um pedido de devolução de um Pix, por qualquer motivo, o cliente deve sempre devolver o valor para a conta original que realizou a transferência.

Baixe o relatório completo do Cenário Atual dos Fundos Imobiliários (FII) no 2S24

“Para garantir a segurança, o cliente deve acessar o aplicativo bancário e, dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente enviará o valor para a conta de origem,” afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

“Nunca, sob qualquer circunstância, faça a devolução para uma terceira conta. Em caso de dúvida, entre em contato com o seu banco.”

PLANEJE SUA APOSENTADORIA TRANQUILA AGORA MESMO – CLIQUE AQUI

Passos para devolver o Pix errado

  1. Acesse a área Pix do aplicativo do banco.
  2. Vá até a seção de Extratos e clique em “Devolver”.
  3. Assim, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente enviou o Pix.

A Febraban também recomenda que os clientes tenham muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais, evitem cadastros suspeitos em e-mails de promoções e fiquem atentos a mensagens recebidas em aplicativos de mensagens.

COMPLETO-  GUIA PARA A TEMPORADA DE RESULTADOS

Leia mais sobre:

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.