O petróleo encerrou em alta nesta quarta-feira (24), revertendo uma série de três quedas consecutivas, apesar das persistentes preocupações com a demanda mais fraca na China e os conflitos no Oriente Médio. O avanço da commodity foi impulsionado pela redução dos estoques nos Estados Unidos.
Os contratos de petróleo Brent para setembro subiram 0,94%, fechando a US$ 80,82 por barril na Intercontinental Exchange (ICE) em Londres. Já os contratos de petróleo West Texas Intermediate (WTI) para setembro subiram 0,82%, encerrando a US$ 77,59 por barril na New York Mercantile Exchange (Nymex) nos Estados Unidos.
BAIXE GUIA PARA A TEMPORADA DE RESULTADOS 2T2024
Queda nos estoques e expectativas econômicas influenciam o mercado
Os estoques de petróleo nos Estados Unidos registraram uma redução de 3,741 milhões de barris, totalizando 436,485 milhões de barris na semana encerrada em 19 de julho, conforme dados do Departamento de Energia (DoE). Este número superou as expectativas dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam uma redução de 1,2 milhão de barris.
Além da diminuição dos estoques acima do esperado, os investidores estavam atentos ao Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o segundo trimestre, o que pressionou o dólar em relação a outras moedas. O índice DXY, que mede o dólar contra uma cesta de seis moedas fortes, atingiu a mínima intradia com uma queda de 0,31%.