O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março surpreendeu com uma variação de 0,16%, representando uma desaceleração em relação ao mês anterior, que havia registrado 0,83%. No acumulado do ano, o IPCA apresenta alta de 1,42%, enquanto nos últimos 12 meses atinge 3,93%, abaixo dos 4,50% registrados anteriormente.
Dos nove grupos pesquisados, seis apresentaram alta em março, com destaque para Alimentação e Bebidas, que teve variação de 0,53%. Por outro lado, o grupo Transportes registrou queda de 0,33%.
No que diz respeito aos produtos alimentícios, a alimentação no domicílio e fora dele desacelerou em relação ao mês anterior. Em relação aos cuidados pessoais, o resultado foi influenciado pela alta nos planos de saúde e produtos farmacêuticos.
Confira os números da indústria de fevereiro.
O grupo Habitação apresentou alta de 0,19%, influenciado pelo aumento na energia elétrica. Já no grupo Transportes, a queda nos preços da passagem aérea e nos combustíveis contribuíram para a variação negativa.
Por outro lado, os índices regionais mostram uma variação heterogênea nos preços, com São Luís registrando a maior variação e Porto Alegre a única queda. No entanto, os números evidenciam uma desaceleração geral nos preços ao consumidor em março.
Invista em Small Caps e multiplique seu patrimônio!
Paralelamente, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou alta de 0,19% no mesmo período, com destaque para os produtos alimentícios e a variação regional, que novamente demonstrou uma distribuição desigual nos preços.