O declínio nas vendas do varejo no Reino Unido desacelerou em fevereiro, enquanto a inflação atingiu seu nível mais baixo em quase três anos, revelaram dados da indústria que refletem as estatísticas oficiais divulgadas recentemente.
De acordo com os números da Confederação da Indústria Britânica (CBI), o índice mensal de vendas no varejo melhorou para -7, em comparação com -50 em janeiro, marcando a desaceleração mais significativa em 10 meses.
Embora os varejistas esperem uma ligeira piora nas vendas em março, projetando um índice de -15.
Martin Sartorius, economista-chefe da CBI, comentou: “O declínio no comércio varejista diminuiu em fevereiro, após um início de ano bastante sombrio. No entanto, com a expectativa de vendas em queda no próximo mês, os varejistas continuam planejando reduzir funcionários e investimentos futuros.”
Os dados trimestrais da CBI indicaram que a inflação nos preços de venda até fevereiro foi a menor desde maio de 2021, registrando +54, uma queda significativa em relação aos +73 em novembro.
Os dados oficiais divulgados no início de fevereiro destacaram o maior aumento nas vendas no varejo britânico em quase três anos em janeiro, sugerindo uma recuperação do apetite dos consumidores por gastos e indicando uma possível rápida saída da recessão que atingiu a economia britânica no segundo semestre do ano anterior.
Apesar dos planos de redução de investimentos, que atingiram seu ponto mais fraco em dois anos, as empresas relataram ao CBI. O emprego continua em queda pelo sexto trimestre consecutivo, embora haja um leve otimismo em relação às perspectivas futuras do setor.