A Fitch Ratings reafirmou os IDRs (Ratings de Inadimplência do Emissor) de longo prazo em moedas estrangeira e local da Simpar S.A. em ‘BB’, mas rebaixou seu Rating Nacional de Longo Prazo para ‘AA+(bra)’ de ‘AAA(bra)’. A decisão reflete uma estrutura de capital pressionada, onde a alavancagem financeira consolidada da Simpar tem se mantido consistentemente acima do esperado, o que não condiz com os ratings atuais. A alta alavancagem, resultado de maiores investimentos e menor retorno sobre o capital investido, impactou negativamente a capacidade da empresa de converter EBITDA em fluxo de caixa.
A Simpar tem enfrentado desafios significativos devido à sua estratégia agressiva de crescimento, que elevou a relação dívida líquida ajustada/EBITDA para 5,1 vezes no período de 12 meses encerrado em junho de 2024, acima da média de 4,6 vezes entre 2019 e 2022. No entanto, a empresa conseguiu reduzir a relação dívida total ajustada/EBITDA, que atingiu o pico de 8,6 vezes em 2021, para 6,5 vezes no mesmo período, principalmente graças à expansão do EBITDA.
Você tem Renda Fixa no Banco Master? Clique aqui e Acesse a Análise de risco completa
Perfil de Negócios e Perspectivas de Mercado
Apesar dos desafios, a Simpar mantém um perfil de negócios robusto, beneficiado por sua ampla escala e posição de liderança nos setores de locação e logística no Brasil. A empresa possui uma vantagem competitiva em termos de compra de ativos e custos operacionais, além de uma carteira diversificada de serviços e presença em vários setores da economia. A subsidiária Movida, por exemplo, que responde por 32% da receita líquida e 45% do EBITDA, é a segunda maior empresa do setor de veículos leves e locação de frotas no Brasil. Já a JSL, que contribui com 23% da receita líquida e 20% do EBITDA, é líder de mercado em gestão da cadeia de suprimentos e transporte.
A Fitch projeta que a Simpar deve alcançar uma receita líquida ajustada consolidada de BRL 32,6 bilhões em 2024, um aumento de 27% em relação a 2023, e um EBITDA ajustado de BRL 9,2 bilhões, representando uma margem de 28% e um crescimento de 22% sobre o ano anterior. Esses números devem crescer para BRL 39 bilhões e BRL 11 bilhões, respectivamente, em 2025.
Liquidez e Estrutura de Dívida
A robustez da liquidez consolidada da Simpar é um ponto positivo em sua análise de crédito, com caixa cobrindo a dívida de curto prazo em 3,2 vezes, em média, nos últimos quatro anos. No entanto, o fluxo de caixa livre (FCF) da empresa deve permanecer negativo, em média, em BRL 12 bilhões de 2024 a 2026, devido à natureza intensiva em capital do setor de locação. Esse cenário de FCF negativo será financiado por dívida, uma vez que o grupo continua a se beneficiar de amplo acesso a diferentes fontes de financiamento.
Exclusivo: Guia prático para investir em Inteligência Artificial
No nível da holding, a Simpar detinha BRL 3,4 bilhões em caixa e equivalentes e BRL 7,9 bilhões em dívida total ajustada, com BRL 600 milhões vencendo no curto prazo. A empresa também possui uma dívida consolidada composta principalmente por debêntures locais (40%), empréstimos bancários (35%) e títulos em dólares totalmente hedgeados (13%).
Sensibilidade dos Ratings
A Fitch apontou que a capacidade da Simpar de melhorar sua estrutura de capital e reduzir sua alavancagem pode levar a uma ação de rating positiva. Por outro lado, uma deterioração adicional na estrutura de capital ou a incapacidade de ajustar operações em resposta a uma redução prolongada da demanda pode resultar em um novo rebaixamento do rating.