O sentimento do investidor na zona do euro caiu menos do que o esperado no início de outubro, com a fraqueza econômica da Alemanha continuando a afetar a região, mas as expectativas subiram ligeiramente, mostrou uma pesquisa na segunda-feira.
O índice da Sentix para a zona do euro caiu para -21,9 pontos em outubro, ante -21,5 em setembro, melhor do que a previsão de -22,8 estimada em uma pesquisa da Reuters com analistas.
“Na zona do euro, e especialmente na Alemanha, a situação econômica continua fraca e as tendências recessivas persistem”, disse o diretor-gerente da Sentix, Manfred Huebner.
“Pelo menos há um leve raio de esperança na forma de expectativas crescentes. No entanto, seria prematuro declarar uma virada”.
O subíndice de expectativas futuras na zona do euro subiu para -16,8 pontos, de -21,0 no mês anterior, registrando seu nível mais alto desde abril.
“No máximo, isso significa uma diminuição no ímpeto negativo”, disse Huebner. “Um valor esperado negativo significa que a avaliação dos investidores sobre a economia daqui a seis meses é mais fraca do que sua avaliação da situação atual”.
O índice de situação atual caiu para -27,0 pontos, seu nível mais baixo desde novembro de 2022, ante -22,0.
A pesquisa com 1.222 investidores foi realizada entre 5 e 7 de outubro.