Retrato da Produção Industrial Pós-pandemia no Brasil: Vencedores e Perdedores Regionais

IBGE revela desempenho heterogêneo entre estados, com cinco regiões superando níveis pré-covid e outras enfrentando desafios.
PIB brasileiro cresce

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Industrial Mensal – Física Regional revelou que, em dezembro de 2023, a operava em níveis superiores aos registrados em fevereiro de 2020, período pré- de , em apenas cinco dos 15 locais analisados.

Os estados que conseguiram ultrapassar os índices pré-covid foram Goiás (com um aumento de 18,3%), Mato Grosso (14,4% acima), Minas Gerais (9,9% acima), Rio de Janeiro (9,1% acima) e Santa Catarina (6,2% acima).

Publicidade: teste

Em termos nacionais, a média da indústria brasileira estava operando 0,7% acima do patamar pré- sanitária.

Por outro lado, os estados que apresentaram níveis de produção abaixo dos registrados antes da pandemia foram São Paulo (-0,9%), Rio Grande do Sul (-1,6%), Amazonas (-2,5%), Paraná (-3,0%), Espírito Santo (-3,3%), Pará (-7,8%), Pernambuco (-9,8%), Ceará (-12,6%), Nordeste (-21,5%) e Bahia (-24,1%).

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.