Rebalanceamento do Ibovespa: Vamos e Petroreconcavo entram, Meliuz sai
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo, divulgou na segunda-feira (1º de agosto) a primeira prévia de seus índices de setembro a dezembro de 2023. Como de praxe, o relatório procurou prever as principais mudanças. Desta vez, o modelo do Ibovespa sugere que teremos dois recém-chegados: Vamos (VAMO3) e Petroreconcavo (RECV3), com ponderações de 0,25% e 0,28% e pressões de compra equivalentes a 1,39x e 2,95x dias de negociação, respectivamente. É importante notar que a Petroreconcavo está oscilando no limiar de entrada para este rebalanceamento, com seu índice de negociabilidade (IN) muito próximo do corte para inclusão no Ibovespa. Por outro lado, a Meliuz (CASH3) deve deixar o índice, com pressões de venda de fundos indexados atingindo potencialmente 0,68x dias de negociação.
Aluguel de Carros e Logística e P&G devem ganhar participação; Bancos e Siderurgia & Mineração devem perder
As setores de Aluguel de Carros e Logística e P&G ganharão mais no reequilíbrio (+0,23p.p. e +0,20p.p., respectivamente) graças à entrada de Vamos e Petroreconcavo no índice. Por outro lado, os setores de Bancos e Siderurgia & Mineração perderão participação (-0,10 p.p. e -0,08 p.p.), impulsionados pelas menores ponderações de Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Vale (VALE3).
Após tendência de “desconcentração”, Ibovespa está “reconcentrando”
O Ibovespa, historicamente é um índice “concentrado” (com 10 membros representando mais de 50% do índice), mas vinha passando por um saudável processo de “desconcentração”. No entanto, esta tendência inverteu-se nos últimos rebalanceamentos, com o número de membros no índice diminuindo e a concentração voltando a subir. Espera-se que o IBOV conte com 86 membros em setembro (6 a menos que no ano passado).
Alterações do IBrX-50 e IBrX-100
As principais mudanças esperadas no IBrX-50 são a entrada de Companhia Paranaense de Energia (CPLE6), MRV Engenharia e Participações (MRVE3) e Alpargatas (ALSO3) e a saída de Multiplan (MRFG3), Eletrobras (ELET6) e Petz (PETZ3). Quanto ao IBrX-100, espera-se a inclusão de Vivara (VIVA3) e Grupo Mateus (GFSA3) e a saída do CASH3. Há mais empresas entrando do que saindo do IBrX-100 devido à saída da EDP Brasil da bolsa.
O que esperar do rebalanceamento de Jan/24
O Ibovespa também divulgou sua primeira prévia de seus índices de janeiro a março de 2024. Além dos dois novos participantes em setembro, espera-se que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (CSNA3) se junte ao IBOV.
O rebalanceamento do Ibovespa é um evento importante para o mercado de ações brasileiro. Ele ajuda a garantir que o índice reflita com precisão a performance da economia brasileira e que seja um índice líquido e atraente para os investidores.