Michael Richard Lynch, também conhecido como o “Bill Gates Britânico”, está entre as pessoas desaparecidas após um naufrágio em um iate de luxo na Itália, ocorrido nesta segunda-feira (19). Lynch, de 59 anos, é cofundador da empresa de software Autonomy e foi o primeiro magnata de tecnologia do Reino Unido.
Em 2011, a Hewlett-Packard (HP) adquiriu a Autonomy por US$ 11 bilhões, uma transação que posteriormente levou Lynch a enfrentar uma série de acusações de fraude contábil. O processo judicial se encerrou em junho deste ano, com Lynch sendo absolvido de 15 acusações relacionadas à Autonomy.
Durante o processo em 2023, Lynch foi extraditado para os Estados Unidos para enfrentar as acusações criminais. De acordo com documentos judiciais, o magnata pagou uma fiança de US$ 100 milhões, devido ao “sério risco de fuga” que apresentava.
BAIXE AGORA: Estratégias para proteger sua carteira de Ações
Em uma entrevista à BBC Radio 4 em agosto deste ano, Lynch afirmou que acredita que sua riqueza foi crucial para que ele conseguisse provar sua inocência no tribunal.
Atualmente, Lynch está entre os desaparecidos após o naufrágio do iate de luxo na costa da Sicília, na Itália. Segundo a Guarda Costeira italiana, das 22 pessoas que estavam a bordo, 6 estão desaparecidas e uma foi confirmada como morta no acidente. Angela Bacares, esposa de Lynch, foi resgatada.
Naufrágio na Itália
Na manhã desta segunda-feira (19), um tornado atingiu um iate que navegava pela costa da Sicília, fazendo com que a embarcação naufragasse. Apesar de tornados serem raros no Mar Mediterrâneo, tempestades e chuvas fortes têm afetado várias regiões da Itália nos últimos dias.
A previdência é realmente vantajosa para o investidor? Clique aqui e entenda.
“O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não nessa magnitude”, declarou um oficial da Guarda Costeira à Reuters.
Uma das sobreviventes, identificada como Charlotte, relatou que o barco virou enquanto todos dormiam, e que acordou já na água. Apesar do susto, ela conseguiu sair de sua cabine e salvar sua filha de 1 ano.
Até o momento, não há informações detalhadas sobre a identidade da vítima fatal ou dos outros desaparecidos.