Clientes de diferentes bancos no Brasil enfrentaram dificuldades ao tentar realizar transferências pelo PIX na manhã desta segunda-feira (14). A instabilidade, que começou por volta das 10h, atingiu toda a rede do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, segundo dados do DownDetector, plataforma que monitora falhas em serviços online em tempo real.
De acordo com o site, mais de 2 mil notificações de falhas foram registradas apenas na rede do Banco Central, mas as reclamações se estenderam a bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, Banco do Brasil, Inter e C6 Bank.
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Bancos Relatam Instabilidade e Trabalham para Normalização
A assessoria do Nubank informou que o problema foi resolvido por volta das 11h25. Já o Itaú reconheceu a falha em seu sistema e declarou que “acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central”. O banco ainda orientou os clientes a “não refazerem as transações em caso de erro na operação”.
Nas redes sociais, Santander também comunicou que identificou uma falha e que sua equipe técnica está “trabalhando para solucionar o quanto antes”. Em publicação no X (antigo Twitter), a empresa sugeriu que os clientes tentassem realizar novas operações mais tarde.
Reclamações nas Redes Sociais
A falha no sistema do PIX gerou uma enxurrada de reclamações nas redes sociais. Usuários relataram que não conseguiram completar transferências e, em alguns casos, enfrentaram lentidão ao acessar os aplicativos dos bancos. As reações incluíram pedidos de explicação e até críticas ao funcionamento do sistema de pagamentos do Banco Central.
Segundo informou o Santander nas redes sociais, houve uma instabilidade no PIX e as equipes técnicas do banco estão “trabalhando para solucionar o quanto antes”.
No X (antigo Twitter), a equipe do Santander pede aos usuários que tentem um novo acesso mais tarde.
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O sistema PIX se consolidou como a principal forma de pagamento instantâneo no Brasil, sendo amplamente utilizado tanto para transferências entre pessoas físicas quanto para pagamentos de empresas e serviços. Falhas como a de hoje afetam diretamente a confiança dos usuários e geram impactos em diversos setores econômicos.
Com as operações já se normalizando em alguns bancos, os clientes aguardam atualizações e garantias de que as transações que falharam não serão cobradas indevidamente.
Essa matéria está em atualização e será complementada assim que novas informações forem divulgadas.