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Fusão AZUL4 e GOLL4 fica em segundo plano: ‘Nosso foco é 100% na reestruturação’, diz executivo

Fusão AZUL4 e GOLL4 fica em segundo plano: ‘Nosso foco é 100% na reestruturação’, diz executivo

A fusão entre AZUL4 e GOLL4, inicialmente anunciada em janeiro de 2025, foi adiada. Azul agora foca integralmente em sua reestruturação financeira.
Fusão AZUL4 e GOLL4

A aguardada fusão AZUL4 e GOLL4, que dominou os noticiários corporativos no início de 2025, foi oficialmente colocada em segundo plano. Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30), o vice-presidente institucional e corporativo da Azul, Fabio Campos, afirmou que o foco da empresa está 100% voltado para a reestruturação financeira, iniciada por meio do pedido de Chapter 11 nos Estados Unidos.

A possível união entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) esbarrou inicialmente nas condições do mercado e na necessidade de conclusão da recuperação judicial da Gol. No entanto, o cenário virou: enquanto a Gol está prestes a sair do Chapter 11, previsto para junho, a Azul acaba de entrar no processo, com a expectativa de concluir sua reestruturação até o início de 2026.

Apesar disso, Campos garantiu que o Memorando de Entendimentos Não Vinculante (MoU) assinado entre as companhias aéreas em janeiro continua válido, embora não seja o foco prioritário no momento. “Nosso compromisso é com a recuperação financeira da Azul. A fusão AZUL4 e GOLL4 continua em pauta, mas agora está em segundo plano”, disse o executivo.

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Atraso previsto por analistas

A fusão AZUL4 e GOLL4 sempre foi vista pelo mercado como uma movimentação complexa, dependente da reorganização das estruturas de capital de ambas as companhias. A XP Investimentos já havia antecipado que o processo poderia atrasar, considerando o ambiente regulatório e financeiro delicado do setor aéreo.

Chapter 11 com apoio estratégico

Ao contrário de outras companhias que entram em recuperação judicial em situação crítica, a Azul ingressou no Chapter 11 com uma base sólida de apoio. Já estão assinados acordos de reestruturação com os principais arrendadores de aeronaves e parceiros estratégicos, incluindo AerCap, United Airlines e American Airlines.

Esses acordos garantem um aporte de US$ 1,6 bilhão em financiamento DIP (Debtor-in-Possession), além da eliminação de US$ 2 bilhões em dívidas e possibilidade de mais US$ 950 milhões em financiamento adicional na forma de equity.

A empresa também passou por sua primeira audiência na Justiça norte-americana, ocorrida em 29 de maio, e obteve aprovação para acessar imediatamente US$ 250 milhões do financiamento acordado, garantindo liquidez para manter suas operações regulares.

Reestruturação como trampolim para a fusão

Para Campos, a solidez do apoio recebido pode acelerar a saída do Chapter 11. “Com o respaldo de nossos principais stakeholders, esperamos encerrar o processo já no início de 2026”, afirmou. Ele ainda destacou que a prioridade é garantir uma base financeira estável para, só então, retomar as negociações sobre a fusão AZUL4 e GOLL4.

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Perspectivas para o setor aéreo

O setor de aviação brasileiro passa por um momento de transformação. Com a entrada da Azul no Chapter 11, todas as três grandes aéreas nacionais — Gol, Azul e Latam — já recorreram à recuperação judicial como ferramenta de reorganização financeira nos últimos anos.

Esse movimento revela os desafios enfrentados pelo setor, como o alto custo do combustível, variação cambial, competição acirrada e cenário macroeconômico desafiador.

Para analistas, a fusão entre AZUL4 e GOLL4 ainda pode ocorrer nos próximos trimestres, criando uma mega companhia aérea nacional capaz de competir em melhor posição. Mas o sucesso dependerá da conclusão eficiente da reestruturação de ambas as empresas.

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