Em uma medida para lidar com a crescente preocupação com a “contraflação”, o Ministério das Finanças anunciou hoje que os varejistas na França serão obrigados a notificar os consumidores sempre que houver uma diminuição no tamanho dos produtos sem uma correspondente redução nos preços.
A contraflação, caracterizada pela redução do tamanho dos produtos sem uma redução proporcional nos preços, tornou-se um desafio tanto para os consumidores quanto para os governos, com as famílias enfrentando dificuldades para manter o poder de compra diante do aumento dos preços nos últimos anos.
A partir de julho, os varejistas franceses serão obrigados a destacar por dois meses quando alimentos e outros produtos de uso comum, como detergentes, forem reduzidos em tamanho, resultando em um aumento no preço unitário, informou o ministério.
“Contraflação é uma prática enganosa, e estamos determinados a combatê-la. Queremos restaurar a confiança dos consumidores, e transparência é essencial para isso”, afirmou o Ministro das Finanças, Bruno Le Maire, em comunicado.
A questão dos preços dos alimentos ganhou destaque na política francesa no ano passado, com a inflação alimentar atingindo um pico de 16%, principalmente devido às negociações anuais de preços entre fornecedores e varejistas.
Em resposta, o governo aprovou uma legislação para antecipar as negociações deste ano e pressionou as empresas a limitarem os aumentos de preços.
No último setembro, a rede de supermercados Carrefour emitiu voluntariamente alertas de preços sobre alguns produtos, visando pressionar grandes produtores como Nestlé, PepsiCo e Unilever antes das negociações anuais de preços.