A taxa de desemprego na Alemanha aumentou mais do que o previsto em fevereiro, refletindo uma desaceleração na principal economia europeia, de acordo com dados divulgados pelo Departamento Federal do Trabalho nesta quinta-feira.
Os números mostraram um acréscimo de 11 mil desempregados em termos ajustados sazonalmente, totalizando 2,713 milhões. Especialistas consultados pela Reuters haviam projetado um aumento de 7 mil desempregados.
A taxa de desemprego ajustada sazonalmente permaneceu estável em 5,9%.
Andrea Nahles, chefe do Gabinete do Trabalho, observou que o cenário econômico fraco está impactando o mercado de trabalho de forma significativa este ano, uma vez que, ao contrário de padrões anteriores, os números do desemprego não caíram em fevereiro.
Hubertus Heil, Ministro do Trabalho, comentou que as empresas estão retendo sua força de trabalho existente devido à escassez de mão-de-obra qualificada, resultando em uma redução da demanda por novas contratações. O número de vagas de emprego registradas no departamento de trabalho diminuiu em 72 mil em relação ao ano anterior, totalizando 706 mil em fevereiro.
O governo, em suas últimas previsões econômicas, alertou para uma diminuição do dinamismo no mercado de trabalho alemão nos primeiros meses de 2024, revisando sua previsão de crescimento econômico para o ano de 0,2%, em comparação com os 1,3% anteriores.