Os gastos das famílias na Austrália apresentaram uma queda em dezembro, revertendo o aumento registrado no mês anterior, revelou o Commonwealth Bank of Australia (OTC: CMWAY) nesta segunda-feira. Os dados do índice CommBank Household Spending Insights (HSI) indicam uma diminuição de 3,9%, atingindo 137,0 durante o período natalino, em comparação com o crescimento de 1,6% observado em novembro, impulsionado pelas vendas da Black Friday. A taxa de crescimento anual permaneceu moderada, registrando um aumento de apenas 3,1%.
As informações confirmaram que os consumidores anteciparam seus gastos para aproveitar as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday em novembro, interrompendo a tradicional tendência de gastos expressivos no Boxing Day, feriado que ocorre no dia seguinte ao Natal.
O ímpeto subjacente nos gastos permaneceu enfraquecido após o Reserve Bank of Australia (RBA) elevar as taxas de juros em 425 pontos-base desde maio de 2022, alcançando o máximo em 12 anos, com 4,35%, visando conter a inflação.
Em dezembro, os gastos com bens domésticos, especialmente móveis e eletrodomésticos, declinaram 16%, contrastando com o aumento de 7% registrado no mês anterior. No entanto, os consumidores direcionaram mais recursos para seguros, transporte e saúde.
Belinda Allen, economista sênior da CBA, destacou: “Com o crescimento econômico na Austrália claramente desacelerando e o impacto total do aumento das taxas do RBA em novembro ainda não se manifestando completamente no consumidor, prevemos uma nova desaceleração nos gastos das famílias durante o primeiro semestre de 2024. Isso, aliado à moderação da inflação, sustenta nossa visão de que o ciclo de aperto da política monetária chegou ao fim, e o RBA pode se alinhar à esperada mudança global para taxas de juros mais baixas em setembro deste ano.”
Inflação na Austrália atinge o menor patamar em dois anos
O índice HSI baseia-se em 12 categorias de gastos, utilizando dados de pagamento de cerca de 7 milhões de clientes CBA, representando aproximadamente 30% das transações de consumo na Austrália.