Os dados mais recentes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos revelam um crescimento anualizado do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4% no quarto trimestre de 2023, superando as expectativas. Esta cifra representa uma melhoria em relação à estimativa anterior de 3,2% e às previsões dos analistas consultados pela FactSet, que esperavam um aumento de 3,3%.
Embora o crescimento tenha sido robusto, houve uma notável desaceleração em comparação com o terceiro trimestre de 2023, que registrou uma expansão anualizada de 4,9% na economia dos EUA.
No acumulado do ano de 2023, o PIB americano aumentou 2,5%, em linha com as projeções anteriores, após um crescimento de 1,9% em 2022.
Quanto ao Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), também divulgado pelo Departamento de Comércio, observou-se um aumento anualizado de 1,8% no quarto trimestre, marcando uma desaceleração em relação ao trimestre anterior, que registrou um avanço de 2,6%. Excluindo os preços de alimentos e energia, o núcleo do PCE aumentou 2% entre outubro e dezembro, mantendo-se estável em comparação com o terceiro trimestre.
As estimativas anteriores para os ganhos anuais do PCE e de seu núcleo no quarto trimestre foram revisadas para 1,8% e 2,1%, respectivamente.
O PCE é uma medida importante de inflação monitorada de perto pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.