A confiança dos consumidores brasileiros registrou um aumento em março, marcando a primeira ascensão neste ano, de acordo com os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas nesta sexta-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV apresentou um aumento de 1,6 ponto durante o mês, atingindo 91,3 pontos, após duas quedas consecutivas.
Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, destacou que o aumento da confiança dos consumidores foi impulsionado pela melhoria em todos os aspectos que compõem o indicador, exceto pela intenção de compra de bens duráveis, que registrou uma queda acentuada no mês. Este é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou um aumento de 2,1 pontos, alcançando 80,7 pontos, marcando a segunda alta consecutiva, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, chegando a 99,1 pontos.
Gouveia observou que, apesar da melhoria no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios de confiança está ligada às limitações financeiras das famílias, como indicado pela manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos.