Apesar de ganhar cada vez mais espaço no mercado automobilístico, os carros elétricos sofrem desvalorização. Eles atraem consumidores por sua tecnologia de ponta e promessa de um futuro mais sustentável. No entanto, apesar de seu crescente apelo, esses veículos não estão imunes à desvalorização. Alguns modelos elétricos, em particular, têm registrado quedas expressivas em seus valores de revenda, com desvalorizações que chegam a até 47% em apenas dois anos.
A desvalorização significativa desses veículos pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a rápida evolução tecnológica, que faz com que modelos mais antigos se tornem obsoletos, e a percepção do público sobre a durabilidade das baterias, que ainda gera incertezas. Abaixo, listamos alguns dos modelos de luxo que mais perderam valor no período:
COMPLETO- GUIA PARA A TEMPORADA DE RESULTADOS
- Jaguar I-PACE: O luxuoso SUV elétrico da Jaguar foi um dos modelos mais impactados, com uma desvalorização de até 47% em dois anos.
- BMW i3: O compacto elétrico da BMW, conhecido por seu design inovador, sofreu uma desvalorização de aproximadamente 45%.
- Tesla Model S: Apesar de ser um dos pioneiros entre os carros elétricos, o Tesla Model S também viu seu valor de mercado cair, com uma desvalorização de cerca de 40%.
- Audi e-tron: O SUV elétrico da Audi, lançado com grande expectativa, desvalorizou-se em cerca de 35% no mesmo período.
Apesar dessa queda nos valores de revenda, os carros elétricos continuam a ser uma escolha atraente para muitos consumidores, especialmente aqueles que buscam reduzir sua pegada de carbono e se beneficiar de incentivos governamentais. Além disso, à medida que a tecnologia avança e a infraestrutura de carregamento se expande, espera-se que a desvalorização desses veículos possa estabilizar nos próximos anos.
PLANEJE SUA APOSENTADORIA TRANQUILA AGORA MESMO – CLIQUE AQUI
Para os consumidores que estão considerando a compra de um carro elétrico, é essencial estar ciente dessas tendências e considerar não apenas o preço de compra, mas também o valor de revenda e os custos totais de propriedade.
Veja quais modelos de carros elétricos sofrem desvalorização
Kwid E-Tech: o elétrico mais acessível enfrenta a concorrência
O Renault Kwid E-Tech foi lançado em 2022 como o carro elétrico mais barato do Brasil, custando R$ 142.990. Com a chegada de modelos mais competitivos, como o BYD Dolphin, o preço do Kwid caiu para R$ 99.990 em 2024. No mercado de usados, sua versão 2023 apresenta uma desvalorização de 44,3%, com preço médio de R$ 79.700 na troca.
Carteira de dividendos para Agosto (Clique aqui)
Caoa Chery iCar: oscilação de preço com a chegada de novos modelos
O Caoa Chery iCar também entrou no mercado em 2022, inicialmente com preço de R$ 139.990. Em 2024, seu valor foi reajustado para R$ 119.990. No mercado de usados de carros elétricos a desvalorização é de 42,9%, com preço médio de troca de R$ 79.900.
JAC E-JS1: o pioneiro no segmento de elétricos acessíveis
Lançado em 2021, o JAC E-JS1 inicialmente custava R$ 149.990. Com a crescente concorrência, seu preço caiu para R$ 126.900 em 2024. O modelo apresenta uma desvalorização de 46% no mercado de usados, com valor médio de R$ 80.800.
Peugeot e-208 GT: de esportivo premium a depreciação significativa
O Peugeot e-208 GT, lançado com uma proposta premium, sofreu uma desvalorização de 47,2% desde seu lançamento. Em 2024, seu preço de revenda é de R$ 146.000, comparado aos R$ 276.990 que custava em 2022.
Baixe o relatório completo do Cenário Atual dos Fundos Imobiliários (FII) no 2S24
Peugeot e-2008: SUV elétrico que perdeu valor rapidamente
O Peugeot e-2008, lançado em 2022 por R$ 259.990, viu seu preço cair para R$ 159.990 em 2024. Atualmente, seu valor de troca é de R$ 140.600, uma desvalorização de 45,9%.
BYD Tan: SUV de luxo enfrenta depreciação
O BYD Tan, que chegou ao Brasil por R$ 487.590 em 2022, agora custa R$ 536.800 com suas atualizações. No mercado de usados, o SUV sofreu uma desvalorização de 37%, com preço médio de R$ 304.550.
Fiat 500e: charme e luxo com queda de valor
O Fiat 500e, conhecido por seu design charmoso, teve uma desvalorização de 37,5% desde 2022, quando seu preço era R$ 239.990. Hoje, o valor de troca é de R$ 159.820.
Volvo XC40: SUV premium sente a pressão do mercado
O Volvo XC40, lançado como o carro de entrada da marca, enfrentou uma desvalorização de até 44,4% no modelo bimotor. O preço de troca hoje varia entre R$ 199.000 e R$ 222.200.
Nissan Leaf: pioneiro, mas não imune à desvalorização
O Nissan Leaf, ícone da eletrificação global, não conseguiu evitar a desvalorização de 45,9% no Brasil. Em 2024, seu preço de revenda é de R$ 158.870.
Chevrolet Bolt EV: o esquecido que perdeu quase metade do valor
O Chevrolet Bolt, que chegou ao Brasil por R$ 329.000 em 2022, agora custa R$ 259.990. No mercado de usados, o preço médio de troca é de R$ 174.000, refletindo uma desvalorização de 47,1%.