Análise dos dados do Banco Central Europeu revela redução no superávit, influenciada pela diminuição da renda primária no último mês.
A balança comercial da zona do euro registrou uma diminuição em seu superávit em conta corrente no mês de novembro, principalmente devido à redução da renda primária. Essa categoria engloba tradicionalmente o fluxo de lucros, salários, receitas de juros e dividendos que entram e saem do bloco econômico. Os dados divulgados pelo Banco Central Europeu nesta quinta-feira indicam que, ajustados para calendário e sazonalidade, o superávit diminuiu para 24,6 mil milhões de euros, comparado aos 32,3 mil milhões de euros do mês anterior. Quando observados os valores não ajustados, o superávit caiu para 31,7 mil milhões de euros, em comparação com os 28,4 mil milhões de euros registrados anteriormente.
Ao analisar o período de 12 meses até novembro, a zona do euro apresentou um superávit na balança corrente equivalente a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), contrastando com o défice de 0,5% registrado nos 12 meses anteriores.
às
Compartilhe
Leonardo B. Piveta
Mestre em Economia, Engenheiro Mecânico, Sócio da X10 Investimentos e editor do Portal Entre Altas e Baixas, comentarista econômico e faixa preta em kickboxing. @leobpiveta
Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.
A Carteira de Ações Small Caps que transformou R$ 25.000,00 em mais de 1 Milhão nos últimos 10 anos. Não perca essa chance, baixe agora e começe a lucrar!