No último dia 22 de setembro, o Itaú divulgou seu relatório estratégico para ações na América Latina (Latam Equity Strategy). Hoje vamos analisar as orientações e as recomendações de compra para empresas no Brasil
Ao todo, foram selecionadas dez empresas na região, sendo seis no Brasil. A primeira da lista é uma queridinha das grandes gestoras:
- Energia Equatorial
No nosso último texto , já mostramos que a XP calcula uma taxa de retorno real de 12,3% para a ação. Um retorno bem atraente para uma empresa com o histórico da Equatorial. O Itaú traz um dado bem interessante, que é uma média de prêmio1que a ação tem negociação em relação à NTN-B 2035.
Na data de publicação desse texto, o título do tesouro IPCA+2035 está sendo vendido a IPCA+6,37% aproximadamente. Ou seja, 5,6% de spread dariam um retorno implícito de inflação mais 11,97%.
O relatório também traz os múltiplos esperados para os próximos anos. Lembrando que aqui estamos falando do consenso de mercado. Ou seja, é o que a mídia do mercado espera e que já deveria estar refletido nos preços de hoje.
- Eletrobrás
Outra empresa citada no último texto, a Eletrobrás tem uma das maiores taxas de retorno esperadas pelo mercado. Aqui o Itaú calcula um spread para o título público de 9,8% ou que daria IPCA + 16,17%. Alguns gestores veem 18% enquanto outros enxergam algo próximo de 11%. Em qualquer um dos casos, parece uma boa oportunidade.