O setor varejista registrou um aumento significativo nas vendas em novembro, atingindo um patamar 4,5% superior ao nível pré-pandêmico de fevereiro de 2020. Os dados revelados nesta quarta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Comércio indicam que, no varejo ampliado, que engloba atividades relacionadas a veículos e material de construção, as vendas apresentam um crescimento de 2,9% em relação ao período anterior à crise sanitária.
Dentre os setores que se destacaram, artigos farmacêuticos, combustíveis, supermercados, veículos e material de construção estão operando acima dos níveis pré-crise. O segmento de artigos farmacêuticos, por exemplo, registra um aumento notável de 27,8% em comparação ao período anterior à crise, enquanto combustíveis e lubrificantes apresentam um crescimento de 9,2%. Supermercados, veículos e material de construção também mostram desempenho positivo, com elevações de 7,8%, 5,5% e 3,1%, respectivamente.
Por outro lado, alguns setores ainda não conseguiram se recuperar completamente. Itens como outros artigos de uso pessoal e domésticos (-11,9%), móveis e eletrodomésticos (-9,0%), equipamentos de informática e comunicação (-0,9%), tecidos, vestuário e calçados (-22,8%) e livros e papelaria (-41,6%) permanecem abaixo do patamar de vendas observado em fevereiro de 2020.