CPI Inflação nos EUA acelera em agosto, com gasolina como principal fator

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,6% em agosto, acima da taxa de julho (0,2%). A gasolina foi o principal fator, com aumento de 10,6% no mês.

O Índice de Preços ao para Todos os Consumidores Urbanos (-U) subiu 0,6% em agosto, em base sazonalmente ajustada, após subir 0,2% em julho, conforme relatado hoje pelo Bureau of Labor Statistics dos . Nos 12 meses anteriores, o índice de todos os itens aumentou 3,7% antes da ajuste sazonal.

O índice para foi o maior contribuinte para o aumento mensal do índice de todos os itens, representando mais da metade do aumento. Também contribuindo para o aumento de agosto foi o avanço contínuo do índice de abrigo, que subiu pelo 40º mês consecutivo. O índice de energia subiu 5,6% em agosto, com todos os principais índices de componentes de energia subindo. O índice de alimentos subiu 0,2% em agosto, como em julho. O índice de alimentos em domicílio subiu 0,2% no mês, enquanto o índice de alimentos fora de casa subiu 0,3% em agosto.

Publicidade: Banner Header – Meio do post

O índice de todos os itens menos alimentos e energia subiu 0,3% em agosto, após um aumento de 0,2% em julho. Os índices que subiram em agosto incluem aluguel, aluguel equivalente ao proprietário, seguro de veículos motorizados, cuidados médicos e cuidados pessoais. Os índices de hospedagem fora de casa, e caminhões usados e recreação foram alguns dos que diminuíram no mês.

O índice de todos os itens subiu 3,7% nos 12 meses encerrados em agosto, um aumento maior do que o aumento de 3,2% nos 12 meses encerrados em julho. O índice de todos os itens menos alimentos e energia subiu 4,3% nos últimos 12 meses. O índice de energia caiu 3,6% nos 12 meses encerrados em agosto, e o índice de alimentos subiu 4,3% no último ano.

Aqui está uma tabela que resume os principais componentes do CPI em agosto:

ComponenteVariação mensalVariação de 12 meses
Todos os itens0,6%3,7%
Alimentos0,2%4,3%
Alimentos em domicílio0,2%3,0%
Alimentos fora de casa0,3%6,5%
Energia5,6%-3,6%
Energia 10,5%-4,2%
Gasolina10,6%-3,3%
Combustíveis9,1%-14,8%
Todos os itens menos alimentos e energia0,3%4,3%

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *