No terceiro trimestre de 2023, a Cyrela Brazil Realty (CYRE3) registrou um lucro líquido de R$ 251 milhões, o que representa uma queda de 13% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nesse trimestre do ano passado, o balanço foi impulsionado pela venda de ações da Cury (CURY3), uma empresa investida pelo grupo. A receita líquida da Cyrela atingiu R$ 1,626 bilhão, mostrando um aumento de 4% em relação ao ano anterior, refletindo o crescimento nas vendas de imóveis ao longo do ano.
Calendário de Resultados 3° Trimestre de 2023
A margem bruta ajustada da Cyrela foi de 35,4%, um leve aumento de 0,1 ponto percentual em comparação anual. No entanto, a margem líquida diminuiu para 15,5%, uma redução de 3,0 pontos percentuais. As despesas comerciais aumentaram 2%, totalizando R$ 155 milhões, enquanto as despesas gerais e administrativas permaneceram estáveis em R$ 151 milhões.
O resultado financeiro da Cyrela no terceiro trimestre gerou uma receita de R$ 28 milhões, quatro vezes mais do que o ano anterior, quando a receita foi de R$ 7 milhões. A geração de caixa da empresa foi de R$ 7 milhões. A dívida líquida da Cyrela fechou o terceiro trimestre em R$ 257 milhões, mantendo-se estável em comparação anual. Incluindo a subsidiária CashMe, a dívida líquida totalizou R$ 649 milhões, um aumento de 149% em relação ao ano anterior.
Os dados operacionais indicam que, nos primeiros nove meses do ano, a Cyrela expandiu suas operações, contribuindo para a diluição das despesas. Os lançamentos foram de R$ 4,911 bilhões, um aumento de 11% em comparação anual, enquanto as vendas totalizaram R$ 4,614 bilhões, um crescimento de 16%.
Guia para a Temporada de Resultados do 3° Trimestre 2023
No terceiro trimestre de 2023, as vendas totais contratadas pela Cyrela atingiram R$ 2,26 bilhões, representando uma queda de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior e 9% em comparação trimestral, conforme divulgado em uma prévia operacional em 16 de outubro. A participação da empresa nas vendas contratadas foi de 77%, em comparação com 79% no terceiro trimestre de 2022, uma queda de 1,6 ponto percentual. No entanto, ao longo dos nove primeiros meses deste ano, as vendas contratadas cresceram 21%, totalizando R$ 6,29 bilhões.