De acordo com uma pesquisa mensal realizada pela empresa de pesquisa de mercado YouGov e divulgada pelo banco norte-americano Citi, as expectativas do público britânico em relação à inflação para o próximo ano e a longo prazo diminuíram em fevereiro.
O relatório do Citi revelou que as expectativas para a inflação nos próximos 12 meses caíram para 3,6% em fevereiro, em comparação com 3,9% em janeiro. Enquanto isso, as expectativas para o período de cinco a 10 anos também diminuíram, passando de 3,6% para 3,5%.
O banco observou que, embora os dados de longo prazo ainda indiquem alguns riscos persistentes, a perspectiva de inflação reduzindo para 2% no segundo trimestre sugere que os perigos imediatos estão diminuindo.
Em uma nota de pesquisa, o Citi destacou as possíveis implicações para os formuladores de políticas do Banco da Inglaterra, enfatizando que novos choques de custos substanciais podem representar preocupações. No entanto, eles expressaram a visão de que a aversão à inflação está diminuindo e uma visão mais equilibrada dos riscos econômicos está se desenvolvendo à medida que o ano avança.