O Assaí (ASAI3) divulgou um lucro líquido de R$ 185 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23), conforme informado em seu novo relatório financeiro. Comparado ao mesmo período do ano passado, o lucro da empresa diminuiu em 34,2%, quando havia registrado um lucro líquido de R$ 281 milhões.
De acordo com o relatório do Assaí, divulgado aos investidores hoje (30), o lucro e a margem líquida da empresa foram impactados negativamente devido às altas taxas de juros praticadas no Brasil atualmente. O Assaí afirma que o grande número de lojas em fase de crescimento e as taxas de juros elevadas estão tendo um impacto significativo no lucro e na margem líquida da empresa.
Calendário de resultados 3T 2023.
A margem líquida do Assaí no terceiro trimestre de 2023 foi de 1,1%, o que representa uma queda de 0,9 ponto percentual em comparação com o terceiro trimestre de 2022, que era de 2,0%. A margem bruta, por outro lado, permaneceu praticamente constante em relação ao ano anterior, atingindo 16,2%.
No acumulado do ano de 2023, o lucro líquido do Assaí totaliza R$ 413 milhões, representando uma queda de 49,3% em comparação com o mesmo período de 2022.
Apesar da queda nos lucros, o faturamento da empresa atingiu R$ 18,2 bilhões no 3T23, registrando um aumento de 22% em relação ao 3T22. A receita líquida totalizou R$ 17,0 bilhões, mostrando um aumento de 22,9% em comparação com o ano anterior.
O Assaí atribui esses resultados positivos a três fatores: a contribuição significativa da expansão, com a abertura de 52 lojas nos últimos 12 meses; a estratégia comercial, destacando a campanha do 49º aniversário da rede; e a melhoria contínua na experiência de compra, com adaptação do mix de produtos e serviços para atender às demandas regionais, o que reflete no crescimento contínuo de clientes.
O relatório de resultados do Assaí aponta que a deflação nos preços das commodities afetou as vendas nas “mesmas lojas”, que recuaram 0,9% no 3T23 em relação ao 3T22, mas com uma melhoria gradual ao longo do trimestre.
Enquanto isso, o Ebitda ajustado do Assaí, antes do IRFS 16, atingiu R$ 911 milhões, um aumento anual de 21,9%, com uma margem Ebitda de 5,4%.
O Assaí menciona que a margem bruta e as despesas permaneceram estáveis, apesar do cenário deflacionário nos alimentos, do grande número de lojas em crescimento e das despesas pré-operacionais.
A empresa está na fase final de seu projeto de conversões. Das 66 lojas adquiridas, 59 já foram inauguradas até o momento. O faturamento médio mensal é de R$ 25 milhões, cerca de 13% superior ao das lojas maduras, que é de R$ 22 milhões.
Durante o 3T23, o Assaí inaugurou 7 lojas, totalizando 52 novos estabelecimentos nos últimos 12 meses. Aproximadamente 20 lojas estavam em construção no final do trimestre e devem ser inauguradas no quarto trimestre de 2023 ou em 2024.