O Brasil tem a bolsa mais barata do mundo?

Os motivos que colocam nossa bolsa dentre as mais atrativas
Bolsa do Japão circuit braker

Esses dias me comparei com uma tabela comparativa da Bloomberg que me chamou a atenção:

Aqui podemos ver a comparação de diversos países em várias regiões. Temos países emergentes e desenvolvidos, jovens e velhos, ricos e pobres.

Publicidade: Banner Header Padrão

A tabela nos traz 6 indicadores para a bolsa de valores de cada um desses países. Vamos entender melhor o que significa cada um deles.

  • Forward 12m PE (Preço/Lucro Projetado para os próximos 12 meses)
    Esse indicador é uma estimativa do múltiplo Preço/Lucro (P/L) de uma ação com base nos lucros desejados para os próximos 12 meses. Ele calcula quanto os desejam pagar por cada real de lucro futuro da empresa.
  • Price to Book (Preço/Valor Patrimonial)
    Esse indicador mede a relação entre o preço de mercado de uma ação e seu valor contábil por ação (o patrimônio líquido da empresa dividido pelo número de ). O valor contábil representa o valor que restaria se a empresa fosse liquidada. Geralmente quanto maior o retorno sobre o patrimônio da empresa, maior seu múltiplo preço/valor patrimonial.
  • Price to Sales (Preço/Vendas)
    O Price to Sales (P/S) é uma métrica que compara o valor de mercado de uma empresa com sua receita anual. Ele indica quanto os investidores desejam pagar por cada real de vendas da empresa. Um P/S alto pode indicar que o mercado tem expectativas elevadas para o crescimento das vendas, enquanto um P/S baixo pode indicar que a empresa está subvalorizada ou enfrenta desafios de crescimento. Particularmente é um indicador que não gosto de usar uma métrica (receita) que pode ser facilmente manipulada e que não leva em conta medidas de rentabilidade e qualidade.
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido – ROE
    O ROE mede a eficiência de uma empresa em gerar lucro com o capital investido pelos acionistas. Ele é calculado dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa. Um ROE alto indica que a empresa está gerando retornos robustos sobre o capital dos acionistas, enquanto um ROE baixo pode indicar menor eficiência.
  •  (Rendimento de Dividendos)
    O Dividend Yield mede a relação entre os dividendos pagos por uma ação e seu preço de mercado. Ele mostra o retorno percentual anual que o investidor recebe em dividendos com base no preço atual da ação. Um Dividend Yield alto pode ser atraente para investidores que buscam fluxos de caixa de jornais.

É bom ressaltar que nenhum desses indicadores deve ser analisado separadamente. O ideal é que o investidor projete vários para ter uma fotografia mais apurada sobre o ativo.

Mas afinal, por que o Brasil é tão barato em relação à mídia? Podemos ver que no quesito Forward 12m P/E o Brasil é de longe o mais barato, bem abaixo da média. No Preço/Reserva e Preço/Vendas não somos o último colocado, mas estamos bem perto, disputando o pódio.

Com isso, qualquer analista supõe que o Brasil deveria ter um ROE bem abaixo da média para especificar esses múltiplos descontados. Mas aí é que está o mais curioso. Temos um dos maiores índices de retorno sobre o patrimônio da amostra. Só estamos atrás da Suíça (18.5) e dos EUA (17.5). Além disso, também temos o maior rendimento de dividendos em comparação com a comparação.

Então por que estamos tão mal avaliados? Algumas questões podem ser explicadas:

  1. Governo Gastador

O primeiro fator que parece estar afugentando os investidores é o problema fiscal. Apesar de não ter uma das maiores entre os países da tabela, a trajetória da saúde fiscal preocupa. Além de termos um dos maiores juros reais do mundo, temos um governo que não perde a oportunidade de falar sobre aumentos de gastos. Por um lado, o ministro da fazenda permitiu o problema fiscal, mas por outro não quer promover . Quer equacionar o problema com aumento de receita. Sabemos que o governo conseguirá aumentar a receita de forma recorrente para sanar o déficit fiscal.

  1. Banco Central duro

Soma-se a isso um Banco Central que tem sido mostrado bastante duro no combate à inflação. Essa posição do regulador tem causado calorosos debates entre economistas e empresários. Por um lado, o recente aumento de juros pode contribuir para que a convirja para o centro da meta. Mas por outro lado, pode causar efeitos colaterais e danos como o aumento das despesas com e interferências de investimentos. Hoje a inflação, apesar de não estar fora de controle, teima em ficar mais perto do teto da meta do que do centro.

  1. Commodities

Um terceiro fator que vale a pena ser relatado é a natureza da composição do índice da bolsa no Brasil. O Ibovespa tem uma concentração excessiva em empresas de commodities e bancos. O setor bancário no mundo todo tem negociado a múltiplos baixos, enquanto o setor de commodities sempre é negociado abaixo da média pela natureza cíclica dos . A fragilidade da economia da China também contribui para um maior pessimismo que coloca os preços das commodities para baixo.

 

Esses são os temas que têm demorado o mercado a deixar o Brasil tão barato. Não quero dizer que você precisa concordar com ele. O investidor que vê os melhores fundamentos do que os precificados, pode encontrar na bolsa, boas oportunidades de investimento.

Há alguns meses, vários gestores tinham a tese de que o Brasil ganharia de WO contra os mercados emergentes pelo mundo. Não aconteceu. A Índia que já parecia cara, ficou ainda mais cara. O México e a África do Sul, apesar de seus problemas, continuam mais caros que o Brasil e até a Argentina tiveram desempenho superior nos últimos tempos.

Para quem gosta, já temos ativos pagando mais de 10% de dividendos anuais com negócios sólidos e para quem não gosta do real, vários ativos têm receita em . Além disso, como falamos em texto recente , algumas ações já negociam a IPCA + 17%.

É bom lembrar também que o múltiplo preço / lucro projetado de 7.4 é uma mídia das empresas de bolsa. Várias delas negociam abaixo disso. Aqui trago uma tabela do Itaú mostrando esse indicador para alguns nomes específicos:

Até essa tabela temos empresas de qualidade, com receitas em dólar, crescimento e bom retorno sobre o patrimônio.

Cabe a cada investidor avaliar e decidir se concorda com esses preços dados pelo mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *