De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, os anúncios de emprego na Austrália voltaram a cair em fevereiro, revertendo os ganhos dos últimos dois meses. Essa tendência reforça os indícios de que o mercado de trabalho está desacelerando à medida que as taxas de juros elevadas impactam a economia.
Informações do Grupo Bancário da Austrália e Nova Zelândia, juntamente com dados do site de empregos Even, revelaram uma queda de 2,8% nos anúncios de emprego em fevereiro em comparação com janeiro, quando haviam aumentado 3,4%.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, os anúncios diminuíram 12,4%, embora ainda permaneçam 37,8% acima dos níveis de fevereiro de 2020, pré-pandemia.
O Banco Central da Austrália elevou as taxas de juros em 425 pontos base desde maio de 2022, atingindo 4,35%, numa tentativa de conter a inflação. No entanto, os sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho, incluindo redução nas horas trabalhadas e maior subutilização, alimentaram a percepção crescente de que as taxas atingiram seu ponto mais alto.
Madeline Dunk, economista da ANZ, comentou: “A queda nos anúncios de emprego sugere que há margem para o desemprego aumentar ainda mais, à luz das mudanças recentes no mercado de trabalho. No entanto, acreditamos que a maior parte do ajuste a curto prazo ocorrerá por meio de uma redução nas horas trabalhadas, em vez de demissões”.
Os setores de tecnologia, preparação de alimentos e cuidados pessoais foram os principais contribuintes para o declínio observado em fevereiro, conforme revelaram os dados.