Inflação no Reino Unido fica estável em Janeiro

Estabilidade, Projeções e Implicações Econômicas para o Banco da Inglaterra e o Governo Britânico.
reino unido

Segundo dados oficiais divulgados, a taxa anual de no se manteve estável em 4,0% durante o mês de janeiro, o que ficou abaixo das previsões dos economistas consultados pela Reuters, os quais esperavam um aumento para 4,2%.

A inflação dos preços ao consumidor, que historicamente tem sido mais elevada no Reino Unido em comparação com outras economias desenvolvidas, é prevista para continuar diminuindo nos próximos meses. Isso abre espaço para que o Banco da Inglaterra inicie cortes nas taxas de juros, que atingiram o patamar mais alto em 16 anos.

Publicidade: Banner Header Padrão

Os reforçaram suas apostas em uma redução das taxas de juros pelo Banco da Inglaterra ainda este ano, estimando uma probabilidade de cerca de 72% para um primeiro corte em junho, em comparação com apenas 40% na terça-feira anterior, após um aumento na inflação nos .

Martin Beck, economista-chefe do EY ITEM Club, comentou que os dados mais recentes sobre a inflação devem tranquilizar o Comitê de de que o momento para iniciar os cortes nas taxas de juros está se aproximando.

O núcleo da inflação no Reino Unido, que exclui os preços voláteis de alimentos, energia, álcool e tabaco, permaneceu estável em 5,1%, conforme relatado pelo Escritório de Estatísticas Nacionais.

Embora a inflação dos serviços, um indicador das pressões internas de preços, tenha aumentado de 6,4% em dezembro para 6,5%, ela não foi tão intensa quanto o Banco da Inglaterra havia previsto.

O britânico está preocupado com o rápido crescimento dos salários, que constituem uma grande parte da taxa de inflação no setor de serviços, pois isso pode aumentar a pressão inflacionária em toda a .

A inflação alta tem impactado o padrão de vida das famílias britânicas nos últimos anos, o que representa um desafio eleitoral para o primeiro-ministro Rishi Sunak, cujo Partido Conservador está consideravelmente atrás do Partido Trabalhista nas pesquisas de .

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *