Os preços do petróleo sobem para a sétima semana consecutiva

Os preços do petróleo subiram na sexta-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) previu recorde de demanda global e aperto de oferta.

Os preços do subiram na sexta-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) previu recorde de demanda global e aperto de oferta, impulsionando os preços para a sétima semana consecutiva de alta, a mais longa desde 2022.

Os futuros do Brent subiram 41 centavos, ou 0,5%, para fechar em US$ 86,81 o barril, enquanto os futuros do WTI dos EUA (WTI) subiram 37 centavos, ou 0,5%, para fechar em US$ 83,19. Em uma base semanal, ambos os benchmarks subiram cerca de 0,5%.

Publicidade: Banner Header Padrão

A IEA estimou que a demanda global por petróleo atingiu um recorde de 103 milhões de barris por dia em junho e pode atingir outro pico este mês.

Enquanto isso, os cortes de produção da e da Rússia prepararam o cenário para uma forte queda nos estoques no restante de 2023, o que a IEA disse que pode impulsionar os preços do petróleo ainda mais.

Na quinta-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo () disse que espera que a demanda global por petróleo suba 2,44 milhões de bpd este ano, inalterada em relação à sua previsão anterior. As perspectivas para o mercado de petróleo parecem saudáveis para a segunda metade do ano, disse a OPEP.

Os dados econômicos dos EUA nesta semana também elevaram o sentimento do mercado, alimentando a especulação de que o está se aproximando do fim dos aumentos agressivos de taxas de juros.

Os cortes de oferta e uma perspectiva econômica melhorada criaram mais otimismo entre os em petróleo, disse o analista da OANDA Craig Erlam. No entanto, ele observou sinais de que o momentum está se esgotando após um rali sustentado. Na quinta-feira, o Brent atingiu seu nível mais alto desde janeiro, um dia depois que o WTI atingiu seu nível mais alto neste ano.

A última vez que o Brent subiu por sete semanas consecutivas foi em janeiro-fevereiro de 2022, antes da invasão da pela Rússia.

Depois de cair por oito semanas consecutivas, o número de plataformas de petróleo operando nos EUA, um indicador inicial da produção futura, permaneceu estável em 525 nesta semana, disse a empresa de serviços de energia Baker Hughes.

O número constante de plataformas de petróleo indica que os produtores dos EUA estão mantendo a disciplina em relação à perfuração e exploração, disse Eric Freedman, Diretor de Investimentos da U.S. Bank Asset Management.

“O continua subindo, mas não tantas empresas estão procurando petróleo”, disse ele.

Dados econômicos mistos da pesaram no sentimento nesta semana. Embora os dados da alfândega tenham mostrado que as importações de petróleo aumentaram ano a ano, as exportações totais da China caíram 14,5% em julho, com as importações mensais de petróleo recuando dos recordes de junho para o nível mais baixo desde janeiro.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *