Criminosos estão utilizando uma nova tática de fraude conhecida como “golpe do Pix errado”, explorando o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central, que foi criado para facilitar a devolução de valores em casos de fraudes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para essa prática.
Os golpistas obtêm o número de telefone da vítima, muitas vezes cadastrado como chave Pix, por meio de cadastros na internet ou através de informações coletadas em redes sociais. Com essa chave em mãos, eles realizam uma transferência via Pix para a vítima. Em seguida, entram em contato, alegando que enviaram o valor por engano e pedem a devolução.
No entanto, em vez de fornecer a chave Pix original, o fraudador entrega uma chave Pix de uma terceira conta. Ao fazer a devolução para essa nova conta, o bandido aciona o MED. Os bancos envolvidos analisam a transação e, ao perceberem que o valor foi devolvido para uma conta diferente da original, reconhecem o padrão típico de golpe. Nesse caso, o valor pode ser retirado da conta da pessoa enganada.
Se o golpe for bem-sucedido, o criminoso recebe o dinheiro devolvido de boa-fé pela vítima e, em seguida, obtém o valor novamente por meio do MED, deixando a vítima com um prejuízo duplo, conforme alerta a Febraban.
Como evitar cair no golpe do Pix errado
A Febraban orienta que, ao receber um pedido de devolução de um Pix, por qualquer motivo, o cliente deve sempre devolver o valor para a conta original que realizou a transferência.
Baixe o relatório completo do Cenário Atual dos Fundos Imobiliários (FII) no 2S24
“Para garantir a segurança, o cliente deve acessar o aplicativo bancário e, dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente enviará o valor para a conta de origem,” afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
“Nunca, sob qualquer circunstância, faça a devolução para uma terceira conta. Em caso de dúvida, entre em contato com o seu banco.”
PLANEJE SUA APOSENTADORIA TRANQUILA AGORA MESMO – CLIQUE AQUI
Passos para devolver o Pix errado
- Acesse a área Pix do aplicativo do banco.
- Vá até a seção de Extratos e clique em “Devolver”.
- Assim, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente enviou o Pix.
A Febraban também recomenda que os clientes tenham muito cuidado com a exposição de dados pessoais em redes sociais, evitem cadastros suspeitos em e-mails de promoções e fiquem atentos a mensagens recebidas em aplicativos de mensagens.