Lucros das empresas industriais da China caem pelo sétimo mês consecutivo

Os lucros das empresas industriais da China caíram 6,7% em julho, estendendo a queda do ano para o sétimo mês. A fraca demanda pressionou as empresas à medida que a recuperação pós-pandemia enfraquece na segunda maior economia do mundo.
China crise economia

Os lucros das industriais da China caíram 6,7% em julho em relação ao ano anterior, estendendo a queda do ano para o sétimo mês, com a fraca demanda pressionando as empresas à medida que a recuperação pós-pandemia enfraquece na segunda maior do mundo.

Os lucros encolheram 15,5% no ano até julho, após uma queda de 16,8% no primeiro semestre do ano, segundo dados da National Bureau of Statistics (NBS) divulgados no domingo. Em junho caíram 8,3% em junho, segundo o bureau, que só publica mensalmente números ocasionais.

Publicidade: Banner Header Padrão

“Os preços das commodities estão em baixa, a pressão sobre os custos das matérias-primas nas indústrias de médio e baixo fluxo foi aliviada. O custo unitário das empresas industriais melhorou de forma geral”, disse o estatístico da NBS, Sun Xiao, em um comunicado. Acrescentando que os custos unitários em julho registraram a primeira queda anual desde o início deste ano.

Grandes fabricantes chineses registraram perdas no primeiro semestre. A empresa de engenharia China Aluminum International reportou um prejuízo de 830,6 milhões de yuans (114,2 milhões de ólares), ante um líquido de 123,6 milhões de yuans no ano anterior.

Os principais bancos reduziram suas projeções de crescimento para o ano para abaixo da meta do governo de cerca de 5%, à medida que a recuperação se enfraquece com o agravamento da imobiliária, o fraco e a queda do crescimento do , o que levou as autoridades a cortar os juros e prometer mais apoio.

As empresas estatais viram seus lucros despencarem 20,3% nos primeiros sete meses deste ano, as empresas estrangeiras registraram uma queda de 12,4% e as empresas do setor privado registraram uma queda de 10,7%, segundo um desmembramento dos dados.

Além disso, os lucros caíram para 28 dos 41 principais setores industriais no período, com o setor de metalurgia e laminação de ferro fundido registrando a queda mais acentuada, de 90,5%.

Todavia, o banco central disse este mês que manterá sua “precisa e enérgica” para apoiar a recuperação. Resta saber se medidas mais significativas serão tomadas para apoiar o crescimento.

O presidente Xi Jinping disse na terça-feira a um fórum na África do Sul que a economia era resiliente e que os fundamentos para o crescimento de longo prazo não haviam mudado.

Os números de lucros industriais cobrem empresas com receitas anuais de pelo menos 20 milhões de yuans (2,77 milhões de dólares) de suas operações principais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *