O responsável pela mesa de ações do BTG Pactual faz projeção do Ibovespa para 2024 em 128 mil pontosNa última segunda-feira, 22, foi registrado um movimento de retirada de R$ 4,953 bilhões de capital externo da B3 no mês de janeiro. Segundo Jerson Zanlorenzi essa retirada é resultado de uma realização de lucros pontual, e há a possibilidade de que o fluxo seja retomado já em fevereiro, uma vez que o Brasil continua a ser atrativo em comparação com outros mercados emergentes.
Em entrevista ao Broadcast, Zanlorenzi destacou que o cenário atual está mais dependente do otimismo internacional do que de fatores locais. Ele ressaltou a expectativa em relação aos dados econômicos dos Estados Unidos, como o PCE (Personal Consumption Expenditures), que será divulgado na sexta-feira, como um possível catalisador para o retorno do fluxo estrangeiro.
Projeção do Ibovespa para 2024: o dilema
O especialista explicou que a piora no apetite a risco internacional se deve, em grande parte, à perspectiva sobre os juros nos Estados Unidos. Após um período de otimismo em novembro e dezembro de 2023, o início de 2024 viu uma realização pontual, com dados econômicos dos EUA reduzindo a euforia e aumentando a probabilidade de corte de juros em março.
Além disso, Zanlorenzi mencionou a volatilidade nos conflitos do Oriente Médio, que impactou as commodities e, consequentemente, os mercados emergentes. Quanto à China, ele observou que, embora continue a ser uma incerteza, a expectativa é de um desempenho melhor em 2024, sem grandes quebras de expectativa como em 2023.
Sobre o cenário brasileiro, Zanlorenzi afirmou que, apesar dos ruídos políticos, o país continua a ser atraente para investidores estrangeiros devido ao preço e ao potencial de crescimento em comparação com outros mercados emergentes. O BTG Pactual tem um preço-alvo para o Ibovespa, variando de 128 mil a 160 mil pontos, com uma média de 142 mil pontos ao final de 2024. O especialista também forneceu estimativas para o preço do petróleo e do minério de ferro no primeiro trimestre de 2024.
Esteja preparado para a temporada de resultados do 4T23 e não perca a oportunidade de lucrar mais usando nosso Guia.
Confira nosso Guia para a Temporada de Resultados do 4° T 2023 clicando aqui