A confiança do consumidor na Alemanha está prestes a cair pelo terceiro mês consecutivo em novembro, encerrando qualquer esperança de uma recuperação este ano, à medida que as famílias enfrentam, em particular, os altos preços dos alimentos, revelou uma pesquisa na terça-feira.
O índice de confiança do consumidor caiu para -28,1 pontos indo para novembro, saindo de uma leitura ligeiramente revisada de -26,7 no mês anterior, abaixo das expectativas dos analistas consultados pela Reuters, que esperavam -26,5.
A queda no índice, publicada em conjunto pelo instituto GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), foi atribuída ao aumento nos preços dos alimentos e da energia.
Um aumento renovado na propensão dos consumidores para poupar, indo de 8,0 pontos no mês anterior para 8,5 pontos – seu nível mais alto em mais de uma década – reforçou a tendência de queda no clima do consumidor.
“Com a terceira queda consecutiva, as esperanças de uma recuperação na confiança do consumidor antes do final do ano devem ser sepultadas de vez”, afirmou Rolf Buerkl, especialista em consumo do NIM.
“Os altos preços dos alimentos estão enfraquecendo o poder de compra das famílias na Alemanha e garantindo que o consumo privado não seja um pilar da economia este ano.”
Dados de novembro de 2023:
- Clima do consumidor: -28,1
- Componentes do clima do consumidor:
- Disposição para comprar: -16,3
- Expectativas de renda: -15,3
- Expectativas do ciclo de negócios: -2,4
Observação: O período da pesquisa foi de 5 a 16 de outubro de 2023.
O indicador de clima do consumidor prevê o progresso do consumo privado real no mês seguinte.
Um indicador acima de zero sinaliza crescimento anual no consumo privado. Um valor abaixo de zero indica uma queda em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o GfK, uma alteração de um ponto no indicador corresponde a uma mudança ano a ano de 0,1% no consumo privado.
O indicador “disposição para comprar” representa o equilíbrio entre respostas positivas e negativas à pergunta: “Você acha que agora é um bom momento para comprar itens importantes?”
O sub-índice de expectativas de renda reflete as expectativas sobre o desenvolvimento das finanças domésticas nos próximos 12 meses.
O índice adicional de expectativas do ciclo de negócios reflete a avaliação dos entrevistados sobre a situação econômica geral nos próximos 12 meses.