As exportações da Alemanha tiveram uma queda maior do que o previsto em fevereiro, especialmente devido à diminuição das exportações para os países da União Europeia, de acordo com dados divulgados pelo Departamento Federal de Estatísticas nesta segunda-feira.
No último mês, as exportações apresentaram uma redução de 2% em relação a janeiro, ficando abaixo das expectativas de uma queda de 0,5% conforme indicado em uma pesquisa da Reuters.
Por outro lado, as importações registraram um aumento de 3,2% durante o mesmo período, conforme relatado pelo escritório de estatísticas.
O saldo da balança comercial externa atingiu um excedente de 21,4 bilhões de euros em fevereiro, cifra inferior aos 27,6 bilhões de euros de janeiro e aos 16,9 bilhões de euros de fevereiro de 2023.
As exportações para os países da UE caíram 3,9% em fevereiro, enquanto as exportações para países terceiros apresentaram um ligeiro aumento de 0,4%.
Destaca-se que as exportações de bens para os Estados Unidos cresceram 10,2% em comparação com janeiro, enquanto as exportações para a China registraram uma queda de 0,6% no mesmo período.
Carsten Brzeski, chefe global de macroeconomia do ING, comentou: “O comércio alemão está enfrentando mudanças significativas no cenário global do comércio, juntamente com tensões geopolíticas em curso”.