Depois de uma queda de 0,3% em setembro (sem revisão), o volume de serviços prestados diminuiu 0,6% em outubro em relação ao mês anterior, o que ficou significativamente abaixo do consenso de -0,1%.
Comparado ao mesmo período de 2022, o volume de serviços diminuiu 0,4% em termos anuais, uma melhoria em relação à queda de 1,1% no mês anterior. O setor está operando 10,2% acima do nível pré-pandemia registrado em fevereiro de 2020.
O resultado de outubro contribui com um impacto negativo de -1,3% no quarto trimestre de 2023. Para o ano corrente, no entanto, o impacto permanece positivo, com um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Micro e Pequenas Empresas Impulsionam Mercado de Trabalho em Outubro de 2023
Em outubro, três dos cinco segmentos que compõem o setor de serviços apresentaram crescimento. A queda geral foi principalmente impulsionada pela redução nos serviços prestados às famílias, que retrocederam 2,1% em relação ao mês anterior, após um aumento de 2,5%, e pelos serviços de transporte e correio, que desaceleraram de -0,2% para -2,0% entre setembro e outubro.
O resultado geral da PMS de outubro, abaixo das expectativas e com desacelerações notáveis em setores mais vinculados ao ciclo econômico, como os serviços prestados às famílias, indica uma intensificação da desaceleração no setor. Isso ocorre após um período de relativa estabilidade no terceiro trimestre do ano e reflete os efeitos retardados da política monetária que ainda se mantém restritiva.