Um recente inquérito às empresas destacou os atuais desafios económicos que o Japão enfrenta, uma vez que a sua atividade industrial registou uma contração pelo sexto mês consecutivo em novembro. Isto surge num contexto de crescimento mínimo no sector dos serviços, enfatizando a vulnerabilidade da economia face à fraca procura e às pressões inflacionistas.
De acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de manufatura do Japão, do au Jibun Bank, houve um declínio de 48,7 em outubro para 48,1 em novembro. Notavelmente, o índice tem permanecido consistentemente abaixo do limite crítico de 50,0, significando contração em vez de expansão, desde junho.
O relatório revelou uma nova diminuição tanto na produção como nas novas encomendas durante o mês de Novembro, acompanhada por uma aceleração no ritmo de contracção na entrada de negócios. Embora tenha havido uma redução contínua da pressão sobre a capacidade, os fabricantes optaram por reduzir o pessoal pelo segundo mês consecutivo.
Usamah Bhatti, economista da S&P Global Market Intelligence, que compilou a pesquisa, comentou: “A atividade nas empresas japonesas do setor privado estagnou no meio do quarto trimestre de 2023. As condições de demanda nas empresas do setor privado permaneceram fracas em novembro e pouco mudaram desde Outubro.”
Apesar da inflação dos preços dos factores de produção ter diminuído para o mínimo dos últimos 27 meses, o relatório indicou que permaneceu relativamente elevada e acima da média da série. Os principais factores que contribuíram para os preços mais elevados incluíram o aumento dos custos das matérias-primas, dos combustíveis e do trabalho, bem como um iene fraco.
No setor de serviços, o PMI de Serviços Flash do au Jibun Bank para novembro ficou em 51,7, apenas ligeiramente alterado em relação aos 51,6 de outubro. Embora isto reflita uma expansão modesta, marca a segunda leitura mais fraca no setor durante o ano.
As empresas, no entanto, expressaram confiança nas perspectivas da actividade empresarial para o próximo ano, de acordo com o inquérito. O PMI Composto Flash Japão do au Jibun Bank, que reúne as actividades do sector industrial e dos serviços, registou 50,0 em Novembro, abaixo dos 50,5 em Outubro, indicando uma posição neutra entre expansão e contracção na actividade económica global.