Vendas no varejo da Austrália crescem 0,9% em setembro, sugerindo resiliência do consumidor

As vendas no varejo da Austrália registraram o maior crescimento, sugerindo que os consumidores ainda estão gastando, apesar do aumento das taxas de juros.

As na registraram o maior crescimento em oito meses em setembro, sugerindo alguma resiliência nos gastos do , o que poderia fortalecer o argumento a favor de um aumento nas taxas de juros já na próxima semana.

O australiano subiu 0,4% para US$0,6360, enquanto o rendimento dos títulos do de três anos atingiu uma alta de 12 anos, chegando a 4,388%. Os mercados aumentaram as apostas de que o Banco da Reserva da Austrália aumentará a taxa em 0,25% em novembro, com uma probabilidade de 61%, um aumento em relação aos 58% anteriores.

Publicidade: Banner Header Padrão

Dados do Escritório Australiano de Estatísticas (ABS) divulgados na segunda-feira mostraram que as vendas no varejo nominais aumentaram 0,9% em setembro em relação a agosto, superando as expectativas dos analistas de um aumento de 0,3% e um ganho revisado de 0,3% para agosto.

As vendas de 35,9 bilhões de dólares australianos subiram 2,0% em relação ao ano anterior, recuperando-se pela primeira vez desde agosto do ano passado, quando os ganhos anuais atingiram quase 20%.

Ben Dorber, chefe de estatísticas de varejo do ABS, afirmou que uma variedade de fatores impulsionou os resultados de setembro.

“O início mais quente do que o usual da primavera aumentou as vendas em lojas de departamentos, lojas de artigos domésticos e roupas, com mais gastos em equipamentos, jardinagem e roupas”, disse Dorber.

Ele acrescentou que o lançamento de um novo modelo de e a introdução do programa de reembolso do governo em Queensland para de energia também contribuíram para os gastos com produtos domésticos.

No trimestre, a resiliência dos consumidores evitou uma queda significativa nos volumes de vendas, com os analistas prevendo um aumento de 0,2% a 0,3% nos três meses até setembro, um resultado promissor para o .

“Para o Banco da Reserva da Austrália, acreditamos que a decisão de novembro não dependerá apenas de um único número de vendas mensais, mas os dados de hoje são mais uma evidência de que o consumidor continua resiliente”, disse Taylor Nugent, economista sênior de mercados do National Australia Bank (OTC:NABZY).

“Os riscos negativos para o consumo das famílias têm sido um foco importante do Banco da Reserva da Austrália, mas até agora parece que não se concretizaram.”

As taxas de juros aumentaram em 400 pontos-base e acrescentaram centenas de dólares aos pagamentos mensais de hipotecas. O enfraquecimento geral nos gastos do consumidor tem sido uma das principais razões pelas quais o Banco da Reserva da Austrália manteve as taxas de juros inalteradas por quatro meses consecutivos.

No entanto, uma recuperação sustentada nos preços das habitações poderia fornecer algum apoio ao consumo das famílias. O site imobiliário Domain prevê que o mercado imobiliário está prestes a se recuperar totalmente da recente queda até o final deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.