Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Saiba como será feita a devolução dos valores desviados na fraude do INSS

Saiba como será feita a devolução dos valores desviados na fraude do INSS

Acordo da fraude do INSS prevê devolução em parcela única até dezembro. Veja como será feito o pagamento e quem tem direito.
fraude do INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) já protocolou no Supremo Tribunal Federal () o acordo que define como o devolverá os valores desviados na fraude do . O primeiro passo será a abertura de um extraordinário, viabilizado por , que permitirá ao governo destinar recursos fora do orçamento regular. O valor exato ainda não foi divulgado.

Além disso, segundo o Ministério da Previdência, cerca de R$ 2,8 bilhões em bens bloqueados de entidades e suspeitos também serão usados no pagamento aos beneficiários lesados.


Quando o pagamento será feito

A expectativa é de que todos os pagamentos sejam realizados até 31 de dezembro de 2025. Esse prazo foi estipulado publicamente pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, embora datas anteriores tenham sido descartadas em debates no Congresso.

Após a aprovação do acordo no STF, haverá um prazo de cinco dias úteis para que o governo informe os detalhes técnicos do processo. Entre eles estão critérios de elegibilidade, prazos, plataformas de contestação e comprovação de vínculo com as entidades envolvidas.


Quanto cada beneficiário vai receber

Os valores variam conforme o total descontado indevidamente ao longo dos últimos anos. Ainda não há uma média oficial divulgada. A proposta prevê que a devolução seja feita de uma só vez diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas. A quantia será corrigida pelo IPCA desde o mês do desconto até a data do pagamento.


Condições para receber o valor

Para receber a restituição, os beneficiários deverão desistir de qualquer ação judicial contra o INSS ou a União. Será necessário assinar um termo de desistência e renúncia. Processos em andamento também serão arquivados.


É possível contestar os valores?

Sim. Segundo o INSS, o prazo mínimo para contestações é de seis meses, contados desde maio de 2025. Esse prazo poderá ser estendido se houver necessidade, especialmente em regiões com dificuldades de acesso digital. Até agora, 43 entidades foram contestadas e mais de 97% dos descontos não foram reconhecidos pelos beneficiários.


Como pedir a devolução dos valores

O processo será feito pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;

  2. Informe CPF e senha cadastrada;

  3. Clique em “Do que você precisa?”;

  4. Selecione “consultar descontos de entidades”;

  5. Marque se autoriza ou não os descontos;

  6. Informe seus contatos;

  7. Confirme os dados;

  8. Clique em “Enviar declarações”.

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações