Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Yuan chinês aumenta participação no comércio entre China e Rússia

Yuan chinês aumenta participação no comércio entre China e Rússia

Um estudo do BERD descobriu que o uso do yuan chinês para o comércio com a Rússia aumentou significativamente desde a invasão da Ucrânia.
Mercado Rússia

O forte aumento representa uma mudança em relação às em dólares americanos e euros, que caíram no mesmo período para 67%, de até 80%, constatou o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) no relatório.

“Após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 e a imposição de sanções econômicas pela UE, e vários outros países de economias avançadas, as importações russas tornaram-se cada vez mais faturadas em “, de acordo com o documento liderado pelos economistas Maxim Chupilkin e Beata Javorcik.

As faturas em yuan agora representam 63% das importações da China até o final de 2022, ante quase um quarto um ano antes, e agora “deslocaram principalmente o americano, bem como o rublo russo, como a moeda de escolha”, disseram os autores.

O uso do yuan chinês para o comércio com a Rússia também aumentou para países terceiros que não impuseram sanções econômicas, mas mantêm uma linha de swap de moeda com o Banco Popular da China (PBOC), como Mongólia e Tajiquistão.

Essas linhas de swap “tornam mais fácil para um exportador usar o yuan recebido, digamos, de um importador russo”, acrescentou o documento, após analisar mais de 12 milhões de registros de importação associados a mais de 70.000 .

No geral, as sanções econômicas podem anunciar uma mudança gradual para longe do dólar americano, disse o estudo.

“O domínio do dólar americano torna as sanções internacionais mais eficazes, pois as empresas envolvidas no comércio internacional precisam esmagadoramente que os pagamentos sejam liquidados através do sistema bancário dos EUA”, descobriram os autores.

“Ao mesmo tempo, o uso de sanções econômicas pode, com o tempo, reduzir a atratividade do dólar americano como moeda veicular e, portanto, seu domínio.”

Em março, o yuan – também conhecido como renminbi – tornou-se a moeda mais usada para transações transfronteiriças na China, ultrapassando o dólar pela primeira vez, mostraram dados oficiais, embora sua participação como moeda de pagamentos globais permaneça pequena, em 2,5%, de acordo com dados do sistema de pagamentos internacionais SWIFT, em comparação com 39,4% para o dólar e 35,8% para o .

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações