As vendas de residências usadas nos Estados Unidos alcançaram o ponto mais alto em um ano em fevereiro, impulsionadas pelo aumento da oferta e pela diminuição das taxas de hipoteca. Este crescimento promissor pode manter a atividade aquecida durante a temporada de vendas da primavera.
De acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis, as vendas de moradias subiram 9,5% no último mês, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,38 milhões de unidades, o maior nível desde fevereiro de 2023.
Este aumento mensal representa o maior desde fevereiro de 2023, superando as expectativas de economistas consultados pela Reuters, que previam uma taxa de 3,94 milhões de unidades.
As transações de revenda de casas são contabilizadas no fechamento dos contratos, com as vendas de fevereiro refletindo, provavelmente, os contratos assinados nos dois meses anteriores. Surpreendentemente, este aumento ocorreu apesar da queda nas vendas pendentes de moradias em janeiro.
O estoque de imóveis também registrou um aumento de 5,9%, alcançando 1,07 milhão de unidades no último mês, representando um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior.
Lawrence Yun, economista-chefe da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, comentou: “A oferta adicional de moradias está ajudando a atender à demanda do mercado”.
As taxas de hipoteca médias para o popular empréstimo fixo de 30 anos diminuíram nas últimas semanas, após se aproximarem do patamar de 7% no final de fevereiro, conforme dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.
Na quarta-feira, o Federal Reserve manteve sua taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%, porém, sinalizou uma expectativa de redução de 0,75 ponto percentual até o final do ano.