A baixa tendência de vendas em novembro destaca um cenário desafiador, mas a MELI apresentou um desempenho superior. Segundo a Neotrust, as vendas online na Black Friday no Brasil diminuíram 15% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 3,4 bilhões, excluindo o MercadoLibre e plataformas internacionais. Houve uma queda de 15% no número de pedidos, e o ticket médio teve uma pequena redução de 0,1%, chegando a R$ 675. Considerando os resultados de quinta a sábado, as vendas caíram 14%, atingindo R$ 4,6 bilhões. Em contraste, a MELI relatou um crescimento de 80% no GMV no Brasil durante a Black Friday.
Além disso, uma análise do mercado brasileiro de e-commerce revela uma abordagem mais racional, com os principais players ajustando os descontos gradualmente, especialmente na semana anterior à Black Friday. Embora tenha havido alguma variação nos preços ao longo do mês, a última sexta-feira registrou um aumento nos descontos, com uma variação de -6% no preço médio em relação às cinco semanas anteriores. No entanto, é importante observar que 71% das compras durante a Black Friday foram parceladas, e 57% das vendas ofereceram frete grátis.
Ao analisar o desempenho de novembro como um todo, antes da Black Friday, as vendas online no Brasil diminuíram 9% em relação ao ano anterior, com uma queda de 15% no número de pedidos e um aumento de 8% no ticket médio.
Nos Estados Unidos, os números iniciais do Adobe Analytics indicam um gasto online de US$ 9,8 bilhões na Black Friday, representando um aumento anual de 7,5%. A Salesforce observou que as vendas online globais atingiram US$ 31,7 bilhões, registrando um aumento modesto de 1%. Apesar das promoções antecipadas de varejistas como Best Buy, Macy’s e Shein, a Cyber Week está prevista para gerar um aumento de 5,4% nos gastos online em relação ao ano anterior, totalizando US$ 37 bilhões.