As últimas estatísticas revelam que as vendas no varejo do Canadá em dezembro superaram as expectativas, impulsionadas pelo aumento dos gastos em carros, alimentos e bebidas, além de compras em supermercados durante a temporada festiva. No entanto, há projeções de uma desaceleração no início deste ano.
De acordo com os dados divulgados na quinta-feira pelo Statistics Canada, as vendas no varejo aumentaram 0,9% em dezembro em comparação com novembro, superando a previsão de um ganho de 0,8%. Esta alta sucede uma leitura estável em novembro, que foi revisada para cima em relação aos -0,2% anteriores.
No entanto, a estimativa inicial para janeiro indica uma queda de 0,4% nas vendas, informou o Statscan.
Tiago Figueiredo, economista do Grupo Desjardins, comentou que a economia canadense provavelmente desacelerará no primeiro semestre deste ano, à medida que mais famílias sentirão o impacto das taxas de juros mais altas.
O Banco do Canadá (BoC) tem mantido as taxas de juros em 5%, o nível mais alto em 22 anos, desde julho, buscando sinais consistentes de desaceleração nos preços.
As vendas no varejo de dezembro atingiram C$ 67,3 bilhões (US$ 49,86 bilhões), com aumentos em cinco dos nove subsetores. Esse desempenho robusto em dezembro reflete um padrão em que os consumidores foram gastadores líquidos em oito dos 12 meses de 2023, indicando que as taxas de juros mais altas ainda não contiveram completamente o apetite do consumidor.
Shelly Kaushik, economista da BMO, observou que o forte desempenho das vendas em dezembro respalda a estimativa surpreendentemente robusta do PIB para o quarto trimestre.
Prevê-se que a economia do Canadá tenha se expandido 0,3% em dezembro, resultando em um crescimento anualizado de 1,2% no quarto trimestre, revertendo a contração do trimestre anterior, de acordo com uma estimativa preliminar do StatsCan no mês passado. Os números finais do PIB serão divulgados em 29 de fevereiro, uma semana antes da próxima decisão sobre a taxa do Banco do Canadá (BoC).
Em termos de volume, as vendas totais no varejo cresceram 0,8%, informou o Statscan. O setor de revendedores de veículos automotores e peças, que representa um quarto das vendas totais, foi o que mais contribuiu para as vendas gerais, com um aumento de 1,9%. Excluindo este subsetor, as vendas no varejo cresceram 0,6%, enquanto a previsão era de um crescimento de 0,7%.
O maior aumento nas vendas veio dos varejistas de alimentos e bebidas, com um aumento de 1,5% na base mensal, enquanto os varejistas de móveis, artigos de decoração, eletrônicos e eletrodomésticos registraram a maior queda, com uma diminuição de 2,7%.