As vendas de carros novos na União Europeia aumentaram 14,6% em outubro, impulsionadas em parte por um grande aumento nas vendas de carros totalmente elétricos, enquanto os veículos elétricos híbridos representaram quase três a cada 10 veículos vendidos no bloco econômico.
Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), na terça-feira, as vendas de carros totalmente elétricos aumentaram 36,3% em relação ao ano anterior, e as vendas de híbridos completos subiram quase 39%, marcando o 15º mês consecutivo de crescimento nas vendas na UE.
A ACEA afirmou que os carros totalmente elétricos representaram 14,2% das vendas em outubro, ultrapassando as vendas de carros a diesel pela terceira vez.
Até 2015, os modelos a diesel representavam mais de 50% dos carros vendidos na UE, mas em outubro representaram apenas 12% das vendas.
Nos dez meses até outubro, as vendas de carros totalmente elétricos aumentaram 53,1%.
Veículos eletrificados – seja modelos totalmente elétricos, híbridos plug-in ou híbridos completos – responderam por mais de 47% de todos os novos registros de carros de passageiros na UE entre janeiro e outubro de 2023, em comparação com 42% no mesmo período do ano passado, de acordo com a ACEA.
Alguns fabricantes de automóveis, analistas e revendedores estavam preocupados que as vendas de veículos elétricos estivessem prestes a atingir um platô após vários anos de crescimento excepcional, à medida que os consumidores aguardam modelos mais acessíveis chegarem ao mercado.
As vendas na Volkswagen, a maior fabricante de automóveis da Europa, aumentaram 9,9% em outubro, enquanto as vendas na Stellantis e Renault aumentaram 11,3% e 24,3%, respectivamente.
As vendas da Tesla subiram quase 150%, representando quase 12% das vendas de carros totalmente elétricos na UE.
O número de novos veículos registrados em outubro na UE, no Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) cresceu 14,1%, totalizando 1,04 milhão de unidades, conforme informou a ACEA.