As vendas de veículos de passeio na China apresentaram declínio em agosto pelo quinto mês consecutivo, de acordo com os dados divulgados pela China Passenger Car Association (CPCA) nesta segunda-feira. As vendas totais caíram 1,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 1,92 milhão de veículos. Apesar dessa retração, o setor de veículos elétricos e híbridos plug-in registrou um aumento significativo, ajudado por subsídios para motoristas que trocam seus veículos movidos a combustíveis fósseis por modelos mais ecológicos.
Em comparação com o mês de julho, que registrou uma queda de 3,1%, o recuo de agosto foi menos acentuado, sugerindo que o mercado de veículos de passeio ainda enfrenta desafios relacionados à confiança do consumidor. A associação destacou que, enquanto as vendas de veículos novos caíram, as trocas de veículos antigos por novos estão em alta.
Crescimento dos veículos elétricos e híbridos plug-in
Apesar da queda geral no mercado, as vendas de veículos de nova energia (NEV), incluindo elétricos e híbridos plug-in, cresceram expressivos 43,2% em agosto. Com isso, os NEVs responderam por um recorde de 53,5% do total de vendas de carros no país, evidenciando o sucesso de marcas como BYD e Tesla . A BYD atingiu um novo recorde de vendas, enquanto a Tesla teve o melhor desempenho mensal de 2024 até o momento.
Esse desempenho foi impulsionado pelos subsídios oferecidos pelo governo chinês, que podem chegar a até 20.000 yuans (aproximadamente US$ 2.823) para motoristas que substituem seus carros a gasolina por veículos elétricos. Alternativamente, motoristas que trocam seus veículos por modelos movidos a motores menores podem receber até 15.000 yuans.
O secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu, observou que mais de 80% dos motoristas que se beneficiaram desses subsídios optaram por adquirir veículos elétricos ou híbridos plug-in, reforçando o apelo crescente desses modelos no mercado chinês.
Exportações e a luta das concessionárias
Outro dado positivo veio das exportações de automóveis, que cresceram 24% em agosto, após uma alta de 20% registrada em julho. Esse aumento reflete o impulso das montadoras chinesas no mercado internacional, consolidando o país como um dos principais exportadores de veículos.
No entanto, o aumento nas vendas de NEVs e nas exportações não foi suficiente para aliviar a pressão sobre as concessionárias chinesas. Segundo a Associação de Concessionárias de Automóveis da China, mais da metade dessas empresas registrou prejuízos nos primeiros seis meses de 2024, com uma taxa de perdas 7,3 pontos percentuais maior do que no ano anterior.
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Um dos exemplos mais emblemáticos dessa crise é a China Grand Automotive Services, a segunda maior rede de concessionárias do país, que foi retirada da bolsa de Xangai em agosto após suas ações permanecerem abaixo do valor nominal por 20 dias consecutivos.
Perspectivas para o futuro
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor, as vendas de veículos de passeio cresceram 1,6% nos primeiros oito meses de 2024, segundo a CPCA. As perspectivas para o restante do ano são de otimismo, especialmente no segmento de NEVs. Cui Dongshu acredita que o vento favorável proporcionado pelos subsídios governamentais deve continuar a impulsionar o setor, e que as vendas de NEVs podem atingir a marca de 50% das vendas totais de veículos no país até o final deste ano, ultrapassando essa marca em 2025.
Com o governo chinês apoiando ativamente a transição para veículos de nova energia, o setor de automóveis elétricos e híbridos plug-in deve continuar crescendo nos próximos anos, enquanto as montadoras tradicionais enfrentam a pressão de se adaptar às novas demandas do mercado.