O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29) a imposição de tarifas de 100% sobre filmes produzidos no exterior, em uma medida que pretende favorecer a indústria cinematográfica norte-americana.
Segundo Trump, o setor de cinema dos EUA vem sendo “roubado” por produções estrangeiras que, em sua visão, tiraram espaço das produções de Hollywood. “Nosso negócio cinematográfico tem sido roubado dos Estados Unidos por outros países, como se estivessem tirando doce de uma criança. Para resolver este problema de longa data, vou impor uma tarifa de 100% a todos os filmes feitos fora dos EUA”, declarou em sua rede Truth Social.
A medida deve gerar impacto direto no mercado global de entretenimento, que é fortemente dominado por distribuidoras e plataformas internacionais. Especialistas avaliam que a decisão pode abrir uma frente de disputas comerciais, já que diversos países tendem a contestar a nova tarifa em fóruns multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).