Stellantis acumula perda de 2,3 bilhões de euros e enfrenta tarifa EUA de 300 milhões

Perda Stellantis 2025 chega a 2,3 bilhões de euros, afetada por tarifas dos EUA e queda nas vendas no mercado automotivo.
Stellantis acumula perda de 2,3 bilhões de euros e enfrenta tarifa EUA de 300 milhões
Stellantis acumula perda de 2,3 bilhões de euros e enfrenta tarifa EUA de 300 milhões

Perda Stellantis 2025 marca o cenário difícil para a montadora que enfrenta queda nas vendas, tarifas dos e reestruturação estratégica para recuperação.

Perda bilionária e desafios da Stellantis em 2025

A Stellantis enfrentou uma perda de 2,3 bilhões de euros no primeiro semestre de 2025. Esse resultado reflete uma série de desafios fortes para a montadora, que atua com várias marcas conhecidas, como Fiat, Peugeot, Chrysler e Jeep.

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Um dos problemas principais foi o impacto das tarifas impostas pelos EUA, que custaram cerca de 300 milhões de euros. Essas tarifas são sobre veículos e peças, dificultando as e levando a cortes na produção para se ajustar a essa nova realidade.

Além disso, a demanda pela Stellantis caiu significativamente, principalmente na América do Norte, onde as vendas caíram 25% no segundo trimestre em comparação com o ano anterior. A também apresentou uma diminuição na demanda, especialmente para o segmento de vans.

A companhia também precisou fazer provisões para multas relacionadas às regras antigas de emissões de carbono nos EUA. Isso trouxe ainda mais custos e pressionou os financeiros.

Para enfrentar esse cenário complicado, a Stellantis investiu 3,3 bilhões de euros antes dos impostos em projetos de híbridos na Europa e modelos a nos EUA. Essas iniciativas fazem parte do plano para renovar as linhas de produtos e alcançar no futuro.

O Antonio Filosa prometeu que, apesar das dificuldades enfrentadas, 2025 será um ano de melhoria gradual e sustentável. Ele destacou que o primeiro semestre foi difícil, mas já houve progresso em relação ao segundo semestre de 2024.

Com uma receita de 74,3 bilhões de euros no primeiro semestre, a montagem está abaixo dos números do ano anterior, que alcançaram 85 bilhões, mostrando o caminho difícil que a empresa precisa percorrer para a retomada.

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