Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Associação Digital Alemã Bitkom indica que o setor de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) da Alemanha está prestes a experimentar um aumento notável em seu crescimento neste ano, superando claramente o desempenho econômico em dificuldades do país.
De acordo com a pesquisa, as receitas do setor devem apresentar um crescimento de 4,4%, atingindo a marca de 224,3 bilhões de euros (aproximadamente 245,09 bilhões de dólares), representando um aumento significativo em comparação com o aumento de 2,0% registrado no ano passado.
Mesmo em meio a condições econômicas desafiadoras, marcadas por crises geopolíticas e cortes orçamentários, as vendas e o emprego no setor estão em ascensão, afirmou o presidente da Bitkom, Ralf Wintergerst.
No entanto, o crescimento projetado para a indústria este ano é relativamente lento em comparação com outros países, como a Índia, que apresentou um impressionante aumento de 7,9%, os Estados Unidos com previsão de crescimento de 6,3%, e a China, estimada em 5,7%.
Wintergerst destacou a necessidade de as empresas e as administrações aumentarem seus investimentos de maneira mais decisiva para impulsionar a digitalização e o crescimento econômico na Alemanha. Ele instou o governo a colocar a digitalização no centro de suas políticas, destacando a importância desse enfoque.
Segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional, a economia da Alemanha como um todo deverá registrar um crescimento de apenas 0,9% em 2024, ficando consideravelmente abaixo da média de 1,4% das economias avançadas.