Após recuar 1,5% em abril com o mês anterior(revisado de -1,6% MoM s.a.), o volume de serviços prestados avançou 0,9% MoM s.a. em maio, resultado acima do consenso de 0,4% MoM s.a.
Na comparação com o mesmo período de 2022, o volume de serviços prestados cresceu 4,7%, ante 2,8% YoY em abril. Com o resultado da leitura, o setor opera em um patamar 11,5% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.
O resultado de maio traz um carry-over de 0,2% QoQ s.a. para o 2° trimestre de 2023, ou seja, ele influencia para cima o resultado esperado. Para o ano, o resultado esperado é de 2,3%.
Em maio, o índice de difusão do setor avançou a 70%. Das atividades pesquisadas, apenas os Serviços profissionais, administrativos e complementares registraram queda (-1,0% MoM s.a.). O destaque fica com Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,2% ante -4,3% MoM s.a.) e com os Serviços prestados às famílias, que aceleraram de 1,0% para 1,1% MoM s.a. em maio.
Embora o forte resultado do setor de serviços de maio possa ser explicado pela devolução de parte da queda ocorrida no mês anterior, a abertura da PMS mostra avanço na margem dos serviços às famílias – segmento importante para a dinâmica da inflação -, sugerindo um quadro ainda desafiador para a autoridade monetária.