A ampliação das operações de serviços na China ganhou impulso em novembro, de acordo com uma pesquisa do setor privado divulgada hoje. Isso se deveu ao aumento significativo no número de novos pedidos, que atingiu o nível mais alto em três meses, em meio a relatos de condições de mercado mais sólidas.
Os resultados apresentam uma perspectiva variada para o amplo setor de serviços, visto que uma pesquisa oficial realizada na semana passada indicou que o setor contraiu inesperadamente pela primeira vez desde dezembro do ano passado. Isso levou a apelos por mais medidas de estímulo do governo.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 51,5 em novembro, atingindo o nível mais alto em três meses, em comparação com os 50,4 registrados em outubro. No entanto, permaneceu abaixo da média de longo prazo da série.
Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group, afirmou que “tanto a oferta quanto a demanda de serviços expandiram, já que o mercado continuou a se recuperar.”
Juntamente com o PMI do setor industrial do Caixin, que superou as expectativas, Wang afirmou que a segunda maior economia do mundo está mostrando sinais encorajadores de recuperação, com crescimento estável nos gastos dos consumidores, uma melhoria sólida na produção industrial e um aumento na confiança do mercado.
Analistas apontam que as discrepâncias entre as leituras do PMI do Caixin e do oficial podem ser explicadas pelos diferentes tamanhos de amostras e pela composição das empresas consultadas.
O PMI Composto do Caixin/S&P, que abrange tanto a atividade industrial quanto a de serviços, aumentou de 50,0 para 51,6 em outubro, marcando a leitura mais robusta desde agosto.
Em novembro, os fornecedores de serviços mostraram otimismo em relação à atividade para o próximo ano, e o grau de sentimento positivo aumentou pela primeira vez em cinco meses.