Investidores na zona do euro experimentaram uma melhora contínua em seu sentimento pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, alcançando o patamar mais elevado desde maio do ano passado, conforme indicado por uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Contudo, a reviravolta positiva para o bloco monetário composto por 20 países não é assegurada, conforme revelado pelo levantamento.
O índice Sentix para a zona do euro registrou um aumento para -15,8 pontos em janeiro, em comparação com -16,8 em dezembro, embora tenha ficado abaixo da previsão de -15,5 conforme estimado por analistas em uma pesquisa da Reuters.
Desaceleração Econômica Persiste na Zona do Euro
A Sentix identificou a Alemanha, a maior economia da região, como um ponto de fraqueza, evidenciado por um declínio no sentimento. A instituição afirmou que uma reversão para a zona do euro é improvável, principalmente devido à situação econômica em recessão da Alemanha, que enfrenta uma crise.
Para a zona do euro, o índice de expectativas apresentou uma elevação de -9,8 pontos em dezembro para -8,8 pontos em janeiro, marcando o quarto mês consecutivo de aumento e atingindo o valor mais alto desde fevereiro.
Além disso, o índice que avalia a situação atual na zona do euro também registrou um aumento, passando de -23,5 pontos em janeiro para -22,5 pontos no mês anterior, marcando o terceiro aumento mensal consecutivo.
A pesquisa, conduzida entre os dias 4 e 6 de janeiro, envolveu 1.282 investidores.